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dc.contributor.advisorAngotti, Maristela [UNESP]
dc.contributor.authorBarros, Bruna Cury de [UNESP]
dc.date.accessioned2015-08-20T17:09:38Z
dc.date.available2015-08-20T17:09:38Z
dc.date.issued2015-02-03
dc.identifier.citationBARROS, Bruna Cury de. Ser professora iniciante na educação infantil: aprendizagens e desenvolvimento profissional em contexto de enfrentamentos e superações de dilemas. 2015. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126379
dc.description.abstractThis study is a qualitative research that analyzes the constitution of the process of professionality of beginning women teachers from Childhood Education considering their learning and professional development in this insertion period in the teacher carrer. Five beginning teachers formed in the Faculty of Education in the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Ribeirão Preto (USP / RP) participate in the survey at 2009 year. The collect of data occurred conducting individual interviews and all of them were audio recorded for later transcription and analysis. The theorical support from authors of the training teachers and early childhood education areas, as Angotti, Nóvoa, Guarnieri, Lima, Oliveira-Formosinho, Andrew, among others, conducting an analysis of the constituent aspects of the to do teaching in the childhood education, as well as on training, learning and professional development. The testimony of the five teachers shows that the initiation phase in teaching is a moment of extreme importance to the constitution of the teacher, discovery about doing teaching, rich in apprenticeships, dilemmas, challenges and overcomes. The data analysis points at the importance of the continuing education teacher, the influence of institutional support in the insertion of teaching career and professional learning. Finally, this research contributes to demonstrate that the Childldhood Education Instituion is a space of mutual learning. When the beginning teachers start to work, they learn more about the their profession and the educational institution also benefits itself and learn from that beginning teacher that the institution is welcoming, because even without experience, these teachers bring new possibilities for educational worken
dc.description.abstractO presente trabalho se refere a uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo geral analisar o processo da constituição da profissionalidade de professoras iniciantes da Educação Infantil, considerando suas aprendizagens e desenvolvimento profissional neste período de inserção à carreira docente. Para o desenvolvimento da pesquisa participaram cinco professoras iniciantes egressas do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP/RP) no ano de 2009. A coleta dos dados aconteceu por meio da realização de entrevistas individuais, sendo todas audiogravadas para posterior transcrição e análise. Por meio do embasamento teórico com autores da área de formação de professores e da Educação Infantil, como Angotti, Nóvoa, Guarnieri, Lima, Oliveira-Formosinho, André, dentre outros, foi possível a realização de uma análise sobre os aspectos constituintes do fazer docente na Educação Infantil, assim como sobre a formação, aprendizagem e desenvolvimento profissional. Os depoimentos das cinco professoras demonstram que a fase de iniciação na docência é um momento de extrema importância para a constituição do ser professor, descobrimento sobre o fazer docente, rico em aprendizagens profissionais, dilemas, desafios e superações. As análises dos dados apontam para a importância da formação contínua do professor, para a influência do apoio institucional na inserção da carreira e aprendizagem profissional. Por fim, esta pesquisa contribuiu para demonstrar que a instituição de Educação Infantil é um espaço de aprendizagem mútua. Ao trabalhar, a iniciante aprende mais sobre a própria profissão, já a instituição educacional também se beneficia e aprende com aquela professora iniciante que está acolhendo, pois, mesmo sem experiência, ela pode trazer novas possibilidades de melhoria para o trabalhopt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent159 f. : Gráf.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formaçãopt
dc.subjectProfissionalismopt
dc.subjectEducationpt
dc.titleSer professora iniciante na educação infantil: aprendizagens e desenvolvimento profissional em contexto de enfrentamentos e superações de dilemaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaFormação de professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000840607
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-07-2015/000840607.pdf
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.lattes3130491472026499
unesp.author.lattes3130491472026499
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