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dc.contributor.authorGomes, Cláudia Aparecida Valderramas [UNESP]
dc.contributor.authorMello, Suely Amaral [UNESP]
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:03Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:03Z
dc.date.issued2011
dc.identifierhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p677
dc.identifier.citationPerspectiva, v. 28, n. 2, p. 677-694, 2011.
dc.identifier.issn0102-5473
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126752
dc.description.abstractCultural-Historical Psychology alleges the thesis of social experience as the basis of human formation and points the affective-cognitive unity as the intermediate in subject relations with the knowledge on the development of psychological functions. This article presents some elements that indicate the constitution of affective processes from the relations the subject maintains with human objectifications. Part of the critics to the organismic and subjectivist thought that, both in Psychology and in Education, separates emotions from other functions of human consciousness – treating them as deterrents in the teaching and school learning processes – and signs the importance of (re) thinking the relations the subject establishes with reality, the role of knowledge and of the concrete conditions of life and education that produce the affective processes. It defends that thinking and feeling are psychological processes developed from history of appropriation and objectification of signs and instruments that each subject realizes and affirms in scholar education, and the intentional character of teaching – in the organizational and pedagogical practice – as determinant elements in the transformation of the ways of thinking and feeling.en
dc.description.abstractLa psicología Histórico-Cultural afirma la tesis de la experiencia social como base de la formación humana y apunta la unidad afectivo – cognitiva como mediadora en las relaciones del sujeto con el conocimiento en el desarrollo de las funciones psicológicas. Este artículo presenta algunos elementos que indican para la constitución de los procesos afectivos a partir de las relaciones que el sujeto mantiene con las objetivaciones humanas. Parte de la crítica al pensamiento organicista y subjetivista que tanto para la psicología como para la educación, separa la emociones de las demás funciones en el conjunto de la consciencia humana, tratándolas como un impedimento en los procesos de enseñanza y aprendizaje escolar, y señala la importancia de re-pensar las relaciones que el sujeto establece con la realidad, el papel del conocimiento y las condiciones concretas de vida y de educación que producen los procesos afectivos. Defiende que pensamiento y sentimiento son procesos psicológicos desarrollados a partir de la historia de la apropiación y objetivación de signos e instrumentos que cada sujeto realiza y afirma la educación escolar y el carácter intencional del trabajo docente – en la organización y conducción de la práctica pedagógica – como elemento determinantes en la transformación de los modos de pensar y sentir.es
dc.description.abstractA Psicologia Histórico-Cultural afirma a tese da experiência social como base da formação humana e aponta a unidade afetivo-cognitiva como mediadora nas relações do sujeito com o conhecimento no desenvolvimento das funções psicológicas. Este artigo apresenta alguns elementos que apontam para a constituição dos processos afetivos a partir das relações que o sujeito mantém com as objetivações humanas. Parte da crítica ao pensamento organicista e subjetivista que, tanto na Psicologia quanto na Educação, separa as emoções das demais funções no conjunto da consciência humana – tratando-as como um impeditivo nos processos de ensino e de aprendizagem escolar – e assinala a importância de se (re) pensar as relações que o sujeito estabelece com a realidade, o papel do conhecimento e das condições concretas de vida e de educação que produzem os processos afetivos. Defende que pensamento e sentimento são processos psicológicos desenvolvidos a partir da história de apropriação e objetivação de signos e instrumentos que cada sujeito realiza, e afirma a educação escolar e o caráter intencional do trabalho docente – na organização e condução da prática pedagógica – como elementos determinantes na transformação dos modos de pensar e sentir.pt
dc.format.extent677-694
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPerspectiva
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectAffectionen
dc.subjectPsicologiaes
dc.subjectAfectoes
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectAfetopt
dc.titleEducação escolar e constituição do afetivo: algumas considerações a partir da psicologia histórico-culturalpt
dc.title.alternativeScholar education and affective constitution: Some considerations from Cultural-Historical Psychologyen
dc.title.alternativeEducación escolar y la constitución de lo afectivo: algunas consideraciones a partir de la psicología-histórico culturales
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av.Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av.Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.identifier.doi10.5007/2175-795X.2010v28n2p677
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
dc.identifier.fileISSN0102-5473-2011-28-02-677-694.pdf
dc.identifier.lattes7002435130701201
dc.identifier.lattes0377762206724614
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolarpt
unesp.author.lattes7002435130701201
unesp.author.lattes0377762206724614
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