A psicologia da gestalt: aplicabilidade a prática pedagógica da educação de jovens e adultos

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Data

2008

Autores

Coutinho, Kátia Regina Roseiro [UNESP]

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Resumo

The goal of this article is to introduce the Gestalt Psychology as an alternative approach to be applied in the present pedagogic practice of education of brasilian youngsters and adults (EYA) starting with researchs done to introduce the short hystory of EYA in Brazil demonstrating its discussion among us since a long time, at least, since the transition from the Imperial to the Republican period, wich comes from the end of the XIX Century up to the begining of the XX Century. This history also shows different organizational moves of EYA already developed in this country in the public and private fields, as well its present reality in the large spectrum of brazilian education. Right after, it approachs and explains shortly the rising of the theory and the main concepts and laws of the Gestalt Psychology in an atempt to demonstrate and enlight its proposed applicability. The author finishs the article introducing the possible relation among concepts, Gestalt laws and education of youngsters and adults to be applyed day by day in the classroom to optimise the process of teaching and learning in the Education of Youngsters and Adults in Brazil.
O artigo tem como objetivo apresentar a Psicologia da Gestalt como alternativa de abordagem teóricometodológica para aplicação na prática pedagógica de educação de jovens e adultos (EJA) brasileiros nos dias atuais. Inicia com as pesquisas que foram feitas para apresentação de breve histórico de EJA no Brasil, com levantamentos que mostram a EJA sendo discutida entre nós há muito tempo, pelo menos desde a transição do regime imperial para a república, período que se estende do final do século XIX ao início do século XX. Neste histórico apresenta também diferentes movimentos de organização da EJA já desenvolvidos no país, seja na esfera pública e na esfera privada bem como a sua realidade atual no amplo espectro da educação brasileira. Em seguida, aborda e explicita sucintamente o aparecimento da teoria e os os principais conceitos e leis da Psicologia da Gestalt na tentativa de demonstrar e elucidar a possibilidade da aplicabilidade proposta. A autora finaliza o artigo apresentando as possíveis relações entre conceitos e leis da Gestalt e educação de jovens e adultos, de forma a usá-las no cotidiano de sala de aula a fim de otimizar o processo de ensino e aprendizagem de Educação de Jovens e Adultos no Brasil.

Descrição

Palavras-chave

Gestalt, Educacion of Youngsters and Adults, Teachers, Pupils., Gestalt, Educação de Jovens e Adultos, Professores, Alunos

Como citar

Teoria e Prática da Educação, v. 11, n. 1, p. 33-40, 2008