Educação, ética e experiência na contemporaneidade

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2014

Autores

Silva, Rafael Bianchi
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The objetive of this paper is discuss, briefly, how are configured the dimensions of experience and ethics in society called "liquid" - from the discussions conducted by Zygmunt Bauman. It is observed that there is a difficulty of construction and maintenance of human relations which also leads to impoverishment of experience. This condition is related to the conexion of the bonds with the logic of consumption, which favors the ephemerality, disposability and transforming the other into an object of satisfaction. As a result, a new ethic becomes necessary, being guided in the rediscovery of public spaces as places of exchange (for exemple, the school institution), the experience with the other recognized as an autonomous subject and the reconfiguration of social ties from a policy of friendship.
O objetivo deste artigo é discutir, de forma breve, como estão configuradas as dimensões da experiência e da ética na sociedade denominada “líquida” - a partir das discussões realizadas por Zygmunt Bauman. Observa-se que existe uma dificuldade de construção e manutenção das relações humanas no mundo atual, o que leva ao empobrecimento da experiência. Tal condição está relacionada com o balizamento dos vínculos pela lógica de consumo, o que favorece a efemeridade, a descartabilidade e a transformação do outro em objeto de satisfação. Como conseqüência, uma nova ética passa a ser necessária, sendo pautada na redescoberta dos espaços públicos como lugares de trocas (como por exemplo, a escola), na experiência com o outro reconhecido como sujeito autônomo e a reconfiguração dos laços sociais a partir de uma política da amizade.

Descrição

Palavras-chave

Ethics, Human relations, Contemporary life, Ética, Relações humanas, Contemporaneidade

Como citar

Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 4, n. 2, p. 251-261, 2014.