Educação infantil e políticas públicas: algumas considerações a partir de um estudo de caso
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Data
2012
Autores
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira
Klebis, Augusta Boa Sorte Oliveira
Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
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Resumo
O presente estudo tem como objetivos discutir a função da creche e da pré‐escola no contexto das políticas públicas para a educação infantil, bem como refletir sobre a formação necessária aos profissionais da educação infantil para alcançar uma melhor qualidade do atendimento. A pesquisa foi realizada por meio de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participavam de seu cotidiano. Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não‐ estruturadas e semi‐estruturadas com as educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola. O estudo evidenciou distinções quanto à escolaridade, à jornada de trabalho das educadoras que atuavam na creche e na pré‐escola, bem como nos objetivos educacionais estabelecidos para essas modalidades de atendimento a infância. As concepções das educadoras acerca dos objetivos da Educação Infantil retratam uma visão compensatória e preventiva.
Descrição
Palavras-chave
Educação Infantil, Políticas públicas, Formação de educadores
Como citar
Colloquium Humanarum, v. 9, n. especial, p. 816, 2012.