Análise da estrutura genérica das instruções na fala do professor de inglês: contribuições para o teste oral do Epple

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Data

2014-02-25

Autores

Andrelino, Paulo José [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research study approaches one of the aspects of language assessment of foreign language teacher's language competence, more precisely his/her oral proficiency. The background for the investigation consists of a partial study of the target language use domain of the foreign language teacher profession as a basis for devising and evaluate tasks for the oral test of EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira). Our investigation is based on the generic structure characterization of teachers' oral instructions that are present in their speech when they organize the activities of language practice in classes of English as a foreign language. In order to make this characterization feasible we used the Systemic Functional Linguistics, and we based our data analysis upon Martin's work on textual genres (1985, 1991, 1997, 1999,2009), and on the work of Hasan (1977, 1989, 1996) on the Generic Structure Potential (GSP). As for the research methodology we used an interpretive approach (ERICSON, 1986), and recorded, in audio and video, the classes of three teacher-educators, as well as the mini classes of the student-teachers of two of these teacher-educators. Our research study approaches both quantitative and qualitative aspects of the data. We analyzed 103 texts and the results allowed us to devise a GSP of the foreign language teachers' oral instructions. We identified one obligatory move and six optional moves within the GSP, as well as a partial order among these elements. The GSP may be divided into three blocks. The first one is made up of three moves in a fixed order. The second block contains three more moves. The order of these three moves may be reversible within the block. The last block is constituted of one move, considered the closing element of the instructional text. The results may be used as parameters for various actions within the Applied Linguistics ...
Este trabalho aborda um dos aspectos da avaliação da competência linguística do professor de língua estrangeira (LE), mais especificamente a proficiência oral. A investigação tem como 'pano de fundo' o estudo parcial do domínio de uso da língua-alvo da profissão de professor como forma de subsidiar a elaboração e avaliação de tarefas para o teste oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira). Nosso recorte de investigação centra-se na caracterização da estrutura genérica dos textos das instruções orais de professores, presentes em suas falas quando de sua organização das atividades de prática de linguagem nas aulas de inglês como LE. Para essa caracterização, tomamos como base a Linguística Sistêmico Funcional (LSF), nos valendo mais especificamente dos trabalhos sobre gêneros textuais de Martin (1985, 1991, 1997, 1999, 2009) e dos trabalhos de Hasan (1977, 1989, 1996) sobre a Estrutura Genérica Potencial (EGP) dos textos. Utilizando uma metodologia de base interpretativa (ERICKSON, 1986), registramos em áudio e vídeo as aulas de três professores formadores, bem como as miniaulas dos alunos-professores de dois desses formadores. Nossa pesquisa envolve tanto a análise de aspectos qualitativos quanto aspectos quantitativos dos dados. Analisamos 103 textos e os resultados nos permitiram elaborar uma EGP para as instruções orais dos professores de LE, com a identificação de pelo menos um movimento obrigatório e seis movimentos opcionais, bem como nos permitiu observar também uma ordem parcial entre esses elementos. A EGP pode ser dividida em três blocos, sendo o primeiro composto por três elementos de posições fixas; o segundo, por mais três elementos cuja ordem entre eles pode ser reversível no interior do bloco, e o terceiro bloco é composto por um elemento, sendo considerado o movimento de fechamento do texto instrução...

Descrição

Palavras-chave

Linguistica aplicada, Língua inglesa - Estudo e ensino, Professores de ingles - Formação, Competencia e desempenho (Linguistica), Avaliação de proficiência

Como citar

ANDRELINO, Paulo José. Análise da estrutura genérica das instruções na fala do professor de inglês: contribuições para o teste oral do Epple. 2014. 358 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.