Conflitos no diálogo eu-outro em contexto de Tandem português e espanhol

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-03-25

Autores

Ruiz, Angélica Amaya [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This is an interpretative research, ethnographic-based, which is characterized as a case study between a learner from Colombia and a learner from Brazil. Tandem is conceived as a learning environment in which, instead of norms to be followed, it requires that partners observe principles of reciprocity, autonomy and balanced use of both languages. By involving pairs of native speakers of different languages working collaboratively, each member of the pair is, at the same time, a student of a foreign language she wishes to learn and a linguistic model (expert) of her own mother tongue. This study aims at characterizing the partnership based on the assumptions that the construction of knowledge and human development occur through a process of internalization; in other words, in a process of mediated internalization, from an external regulation (interpsychological) to an interior regulation (intrapsychological) of cognitive processes. From a sociocultural perspective, the experts' external regulation and the learner's internal regulation do not occur as isolated and independent elements, but occur in a context of a dialogue between 'me-other', in which the internal and external (private and social) work collaboratively in a process of cocostruction of knowledge. The analysis revealed the presence of internal and external conflicts ('me-other') related to the collaboration partnership. These conflicts constrain the participation of the expert-learner and the construction of the collaborative dialogue, since the dialogue is not only related to individualities, but also subjectivities which evidently exist in a context of foreign language learning. It was evidenced how such conflicts regulated the partnership and were not always solved within the interaction. For both the learner as well as the expert, the dialogue was difficult, in so far as the leaner's own relationship was confrontational ...
Trata-se de uma pesquisa interpretativista, de base etnográfica, que se configura como um estudo de caso que envolve uma parceria de tandem presencial constituída por uma colombiana e uma brasileira. Concebe-se o tandem como um contexto de aprendizagem que, em vez de normas a serem seguidas, requer que os membros da parceria observem os princípios de reciprocidade, autonomia e uso equilibrado das línguas. Por envolver pares de falantes nativos de diferentes línguas trabalhando de forma colaborativa, cada um dos membros da dupla é, ao mesmo tempo, aluno da língua estrangeira que deseja aprender e modelo linguístico (expert) da própria língua materna. Assim, este estudo encaminha-se a caracterizar a relação de parceria com base nos pressupostos de que a construção do conhecimento e o desenvolvimento do sujeito acontecem em um processo de internalização; ou seja, em um processo de interiorização mediada, que parte de uma regulação externa (interpsicológica) até chegar a uma regulação interior (intrapsicológica) dos processos cognitivos. Desde uma perspectiva sociocultural, a regulação externa do expert e a regulação interna do aprendiz não ocorrem como elementos isolados e independentes, mas acontecem em um contexto de diálogo 'eu-outro', onde o interno e o externo (privado e social) trabalham colaborativamente em um processo de coconstrução de conhecimento. A análise dos dados revelou a presença de conflitos ('eu-outro') no que tange à relação de parceria em colaboração. Esses conflitos limitam a participação do expert-aprendiz e a concretização do diálogo colaborativo, já que, não é só um diálogo relativo às individualidades, mas também às subjetividades que evidentemente convivem em um contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras. Evidenciou-se como esses conflitos regulavam a parceria e nem sempre eram resolvidos durante o processo interativo...

Descrição

Palavras-chave

Linguistica aplicada, Aquisição da segunda linguagem - Aspectos sociais, Lingua espanhola - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas, Língua portuguesa - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas, Ensino a distância - Ensino auxiliado por computador

Como citar

RUIZ, Angélica Amaya. Conflitos no diálogo eu-outro em contexto de Tandem português e espanhol. 2015. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.