Manifestações de conteúdos televisivos nas culturas infantis e interpretações das professoras no contexto pré-escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-05-29

Autores

Silva, Jéssika Naiara da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The present research, developed by the postgraduate program in education from Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNESP, Campus de Presidente Prudente, binds to the line of research entitled practical and formative processes in education. The theme addressed by our investigation focuses on manifestations of childhood cultures with television content of children of three classes of an institution of early childhood education (Pre 1 and Pre II) of the municipality of Álvares Machado, São Paulo, and the interpretations and visions of the teachers. Accordingly, our objectives are: to identify children's television content manifestations present in the pre-school context and check the interpretations and visions that teachers have about the relationship child and tv. The theoretical framework that has guided the investigation is based, primarily, on authors of Sociology of childhood and the media. It is a qualitative research whose research method is ethnographic character. To this end, we use the methodological procedures of bibliographic analysis of participant observation and semi-structured interview. The results, as we will see throughout this dissertation, indicate that the children ressignificam the television content, especially those coming from cartoon and manifest through dialogs during classroom activities, with the teachers and with other children. In moments of intervals it was possible to observe the presence of television content during the games, predominantly in the persecution. In relation to the three teachers surveyed, it is possible to notice that two pointed that children express the television content in the classroom...
A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas e Processos Formativos em Educação. A temática abordada pela investigação tem como foco as manifestações das culturas infantis com conteúdos televisivos de crianças de três turmas de uma instituição de Educação Infantil (Pré I e Pré II) do município de Álvares Machado, São Paulo, e as interpretações e visões das professoras. Nesse sentido, nossos objetivos são: identificar as manifestações infantis com conteúdos televisivos presentes no contexto pré-escolar e verificar as interpretações e visões que as professoras possuem sobre a relação criança e televisão. O referencial teórico que norteou a investigação está pautado, principalmente, nos autores da Sociologia da Infância e da Comunicação Social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo método de investigação é de caráter etnográfico. Para tanto, utilizamos os procedimentos metodológicos de análises bibliográficas, de observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados, conforme veremos ao longo desta dissertação, apontam que as crianças ressignificam os conteúdos televisivos, especialmente os advindos dos desenhos animados, e os manifestam por meio de diálogos durante as atividades em sala de aula, com as professoras e com as demais crianças. Nos momentos de intervalos foi possível observar a presença dos conteúdos televisivos durante as brincadeiras, predominantemente nas de perseguição...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Televisão, Criança, Professores, Education

Como citar

SILVA, Jéssika Naiara da. Manifestações de conteúdos televisivos nas culturas infantis e interpretações das professoras no contexto pré-escolar. 2015. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.