Cocriação nas redes sociais: um estudo do caso Jornada Ekos

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Data

2015-04-08

Autores

Seino, Beatriz Emi [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aims to address the significance of co-creation and its importance in the process for competitive advantage among the processes and social changes that have impact on the interests and market needs. For this, was made a case study of the project Jornada Ekos, of Natura, an open network of people who identify with the essence and purpose of the company, through a literature search in the works and records of the Jornada Ekos, such as sites about the study, social networks and search of testimonials. Was analyzed the strategies of the co-creation process used by the company on social networks in 2014. The elements analyzed were content, content generation, multimedia content, multiple platforms, interaction, building bond and innovation. The analysis identified a communication which sought to build strong bonds with those involved on the Jornada Ekos, once the company sought to innovate through co-creation and strengthen the relationship with the public, in addition to strengthening the institutional image of the organization through the dissemination of Jornadas Ekos project on the media
O presente estudo visa abordar o significado da cocriação e sua importância no processo para obter vantagem competitiva em meio aos processos e mudanças sociais que causam impacto nos interesses e nas necessidades mercadológicas. Para isso, foi feito um estudo de caso do projeto Jornada Ekos, da Natura, uma rede aberta formada por pessoas que se identificam com a essência e o propósito da empresa, por meio de uma pesquisa bibliográfica em obras, e em registros sobre a Jornada Ekos, tais como sites referentes ao estudo, redes sociais e busca de depoimentos. Foram analisadas as estratégias do processo de cocriação utilizadas pela empresa nas redes sociais no ano de 2014. Os elementos analisados foram: o conteúdo, geração de conteúdo, conteúdo multimídia, múltiplas plataformas, interação, construção de laços e inovação. A análise identificou uma comunicação que buscava a construção de laços fortes com os envolvidos da Jornada, uma vez que a empresa buscou inovar por meio da cocriação e estreitar o relacionamento com o público, além de reforçar a imagem institucional da organização através da divulgação do projeto Jornada Ekos na mídia

Descrição

Palavras-chave

Redes sociais, Criação (Literária, artística, etc.), Inovações educacionais, Social networks

Como citar

SEINO, Beatriz Emi. Cocriação nas redes sociais: um estudo do caso Jornada Ekos. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.