A propaganda institucional como instrumento das relações públicas: análise semiótica da campanha comemorativa aos 60 anos da Petrobras

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-05-04

Autores

Souza, Laís Maria Fermino de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The developed research aims to analyze clippings of Petrobras' commemorative 60th anniversary campaign, entitled Gente, é o que inspira a gente., launched in 2013, using concepts of institutional advertising from the perspective of semiotics. The company was chose due to its traditionalism and strength within and outside the country, being one of the 20 largest in the world. During the study, it will be covered topics such as organizational communication and institutional advertising. From analyzing three parts of the Campaign, which aims to influence public opinion about the organization, associating her concepts or images that benefit the way Petrobras is seen. To analyze the effectiveness and efficiency of the campaign, it was chosen as methodological method, the semiotic studies of Charles Peirce, with his concepts of firstness, secondness and thirdness. This approaching intention of its audience is clear in this campaign not only with the participation of employees and signs that compose it, but also with the dissemination of information about the company, such as history, data, policies, methods and services provided, transmitting effectively its essence as a company, through its mission, vision and explicit and implicit values in messages
A pesquisa desenvolvida visa analisar recortes da campanha comemorativa aos 60 anos da empresa Petrobras, intitulada Gente, é o que inspira a gente, lançada no ano de 2013, utilizando para isso conceitos de propaganda institucional sob o prisma da semiótica. A escolha da empresa se deu pela sua tradicionalidade e força dentro e fora do país, sendo uma das 20 maiores do mundo. No decorrer do trabalho serão abordados tópicos sobre comunicação organizacional e propaganda institucional, a partir da análise de três peças da campanha, as quais objetivam influenciar a opinião pública sobre a organização, associando a ela conceitos ou imagens que beneficiem a maneira como a empresa é vista. Para analisar a efetividade e eficiência da campanha, foi escolhido como método metodológico, os estudos semióticos de Charles Peirce, com seus conceitos de primeridade, secundidade e terceridade. A intenção de se aproximar do público se torna clara nesta campanha não só com a utilização dos colaboradores e dos signos que a compõem, mas também a partir da divulgação de informações sobre a empresa, como histórico, dados, políticas, métodos e serviços prestados, o que transmite de maneira eficaz sua essência como empresa, através de sua missão, visão e valores explícitos e implícitos nas mensagens

Descrição

Palavras-chave

Propaganda - História, Desenvolvimento institucional, Redes sociais, Gestão de empresas, Marketing, Comunicação nas organizações, Relações publicas, Semiotica, Advertising History

Como citar

SOUZA, Laís Maria Fermino de. A propaganda institucional como instrumento das relações públicas: análise semiótica da campanha comemorativa aos 60 anos da Petrobras. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.