O som, o sentido e o gênero Giallo: análise do filme Prelúdio Para Matar (1975), de Dario Argento
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Data
2015-05-28
Autores
Lisboa, Gabriel Bueno [UNESP]
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Considerado exemplo modelar do gênero giallo, estilo exclusivamente italiano e que envolve a solução de um mistério relacionado a uma série de assassinatos, o filme Prelúdio Para Matar (1975), do cineasta Dario Argento (1940-), é o objeto central deste projeto de pesquisa. Para esta pesquisa se dá especial atenção à investigação da trilha sonora, que, parcialmente, junto à composição visual, formalizam as dimensões de estrutura e sentido desse filme. Serão esclarecidas informações introdutórias sobre o som e composição para o cinema de horror e o ambiente de produção de filmes na Itália; os fatores concomitantes e anteriores a produção do objeto de estudo. No tocante à trilha, serão analisados dois elementos centrais da narrativa: (1) a música, com seus códigos específicos de composição sonora; (2) os efeitos sonoros que projetam ao espectador o reconhecimento ou não de determinados sons. Partindo da premissa que o som ainda é um elemento fílmico pouco explorado nas narrativas audiovisuais, esta pesquisa estabelece uma hipótese, a qual pode ser enunciada nos seguintes termos: a trilha musical e os efeitos de som, presentes no filme Prelúdio para matar, são elementos centrais para a articulação do gênero discursivo giallo nesse caso, co-participando, de modo visível ao espectador, com o controle, a estruturação e as estratégias de narração ali presentes
Descrição
Palavras-chave
Filmes estrangeiros, Linguagem cinematografica, Filmes policiais, Cinema - Itália, Cinema e história, Foreign films
Como citar
LISBOA, Gabriel Bueno. O som, o sentido e o gênero Giallo: análise do filme Prelúdio Para Matar (1975), de Dario Argento. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Radialismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.