Show simple item record

dc.contributor.advisorRebechi Júnior, Arlindo [UNESP]
dc.contributor.authorLisboa, Gabriel Bueno [UNESP]
dc.date.accessioned2015-10-07T17:37:38Z
dc.date.available2015-10-07T17:37:38Z
dc.date.issued2015-05-28
dc.identifier.citationLISBOA, Gabriel Bueno. O som, o sentido e o gênero Giallo: análise do filme Prelúdio Para Matar (1975), de Dario Argento. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Radialismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/128241
dc.description.abstractConsiderado exemplo modelar do gênero giallo, estilo exclusivamente italiano e que envolve a solução de um mistério relacionado a uma série de assassinatos, o filme Prelúdio Para Matar (1975), do cineasta Dario Argento (1940-), é o objeto central deste projeto de pesquisa. Para esta pesquisa se dá especial atenção à investigação da trilha sonora, que, parcialmente, junto à composição visual, formalizam as dimensões de estrutura e sentido desse filme. Serão esclarecidas informações introdutórias sobre o som e composição para o cinema de horror e o ambiente de produção de filmes na Itália; os fatores concomitantes e anteriores a produção do objeto de estudo. No tocante à trilha, serão analisados dois elementos centrais da narrativa: (1) a música, com seus códigos específicos de composição sonora; (2) os efeitos sonoros que projetam ao espectador o reconhecimento ou não de determinados sons. Partindo da premissa que o som ainda é um elemento fílmico pouco explorado nas narrativas audiovisuais, esta pesquisa estabelece uma hipótese, a qual pode ser enunciada nos seguintes termos: a trilha musical e os efeitos de som, presentes no filme Prelúdio para matar, são elementos centrais para a articulação do gênero discursivo giallo nesse caso, co-participando, de modo visível ao espectador, com o controle, a estruturação e as estratégias de narração ali presentespt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectFilmes estrangeirospt
dc.subjectLinguagem cinematograficapt
dc.subjectFilmes policiaispt
dc.subjectCinema - Itáliapt
dc.subjectCinema e históriapt
dc.subjectForeign filmspt
dc.titleO som, o sentido e o gênero Giallo: análise do filme Prelúdio Para Matar (1975), de Dario Argentopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.aleph000845671
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-28/000845671.pdf
dc.identifier.lattes9099551717009000
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt
unesp.advisor.lattes9099551717009000[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-2607-3032[1]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record