Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-07-17

Autores

Motoyama, Juliane Francischeti Martins [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research is linked to the line Childhood and Education of the Post-graduate Program in Education of FCT / UNESP, Presidente Prudente, campus / SP, with the main objective to investigate how the teaching of cause and effect helps children at the 6th year of elementary school in the written text of the construction process. The specific objectives were to verify whether through interactions in interventional workshops students appropriate the elements concerned; examine whether during dynamic the students understood the consequence of elements; analyze the awareness of cause and effect between initial and final products; ascertain whether after contact with the relations of cause and effect there are changes in textual coherence of the group members. Methodologically it was developed a qualitative research, classified as a case study because it was applied in a restricted field for observation of a group of three students before, during and after participation in interventional workshops in a public school in the countryside of State of São Paulo, with the IDEB below the established goals. For data collection, different instruments were used: documentary analysis of writing of three participants, who attended all the meetings before and after the workshops, in addition to observing the notes made by students during semi-directed reflective interview. The final analysis was developed from the triangulation of data, and writing of students as the main object of observation...
Esta pesquisa está vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente/SP, tendo como objetivo principal investigar de que modo o ensino das relações de causa e consequência ajuda as crianças do 6º ano do Ensino Fundamental no processo de construção do texto escrito. Os objetivos específicos foram: verificar se através das interações na oficina interventiva os alunos se apropriam dos elementos de causa; examinar se durante a dinâmica os discentes compreenderam os elementos de consequência; analisar a tomada de consciência de causa e consequência entre produções iniciais e finais; averiguar se após o contato com as relações de causa e consequência ocorreram alterações na coerência textual dos componentes do grupo. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada como estudo de caso, pois foi aplicada em um campo restrito para observação de um grupo de três discentes antes, durante e após a participação em uma oficina interventiva, em uma escola pública do interior do estado de São Paulo, com o IDEB abaixo das metas estabelecidas. Para o levantamento de dados foram utilizados diferentes instrumentos, sendo estes: uma análise documental da escrita de três partícipes, que frequentaram todos os encontros, antes e após a oficina, além da observação dos apontamentos feitos pelos discentes durante a entrevista reflexiva semidirigida. A análise final foi desenvolvida a partir da triangulação de dados, tendo a escrita dos estudantes como o principal objeto de observação e cruzando esse material com informações obtidas nas entrevistas e observações realizadas durante a oficina, a fim de se chegar a uma conclusão...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Textos, Causalidade, Escrita, Comunicação escrita, Education

Como citar

MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins. Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente. 2015. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.