Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-08-28

Autores

Oliveira, Nagila Garcia Galan de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Qualitative study which aimed at analyzing the meanings of teaching/learning methodologies among teachers and undergraduate nursing students/UNESP/Botucatu. The study used interviews and analysis of the technique of the Discourse of the Collective Subject, structured in the context of the Theory of Social Representations. Two main ideas were found related to perception of students and teachers. One was that knowledge is constructed from the student, experienced, significant and the social interactions constructed between actors, where the student is active and participative. The second was that learning comes from a vertical interaction, without interactivity, built with passive actors, valuing the content and not the senses. There was the concern and commitment of teachers in adapting an active teaching methodology that brought up the students interest in learning, so it becomes necessary to break with the traditional paradigm of education and adopt a modern, interactive and meaningful posture
Estudo qualitativo, que teve como objetivo analisar as significações das metodologias de ensino/aprendizagem entre professores e alunos de graduação em enfermagem/UNESP/Botucatu, por meio da entrevista e análise da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, estruturado à luz da Teoria das Representações Sociais. Constatou-se que na percepção de alunos e professores há duas ideias principais. Uma primeira de que o conhecimento é construído a partir do aluno, vivenciado, significativo e as interações sociais construídas entre os atores, onde o aluno é sujeito ativo e coparticipante. A segunda de que o aprendizado surge de uma interação vertical, sem interatividade, construída com sujeitos passivos, valorizando os conteúdos e não os sentidos. Houve a preocupação e o empenho dos professores em adequar uma metodologia de ensino ativa que desperte o interesse dos alunos em aprender, para isso se torna necessário romper com o tradicional paradigma de educação e adotar uma postura moderna, interativa e significativa

Descrição

Palavras-chave

Enfermagem - Educação, Percepção, Aprendizagem, Ensino superior, Education, Higher, Nursing

Como citar

OLIVEIRA, Nagila Garcia Galan de. Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem. 2015. 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2015.