Planejamento para a implantação da ISO 9001 em uma empresa do setor industrial

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Data

2015-03-23

Autores

Ribeiro, Giovanna Mendes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The fierce competitiveness of the current market and the sophistication of customer requirements made the commitment to quality a need within organizations. The search for quality has been carried out by the adoption of quality management systems, a formal organization that should be present throughout the organization, from the initial identification of market needs to the satisfaction of customer requirements. The methodology most commonly used for this purpose is based on the requirements of ISO 9001, latest version of 2008. Considering this scenario, was developed a case study in a small company of the industrial sector with the development of a plan for the implementation of ISO 9001. The proposed methodology involved the construction of a theoretical framework on the subject and the development of a case study with a qualitative approach. Initially, was applied a questionnaire to the representative of the organization about the company's operating procedures, activity logs held, current documentation, planning and resource management for the construction of an assessment about the adequacy of the company needs to ISO 9001. Were obtained as results the characterization of production processes and organizational structure of the company and examples of policy and objectives of quality, performance indicators, document control, system for visualization of non-compliances, among others. Finally, the benefits of adopting a quality management system based on ISO 9001 requirements for the company and its environmental issues such as increased process efficiency, less waste and greater profitability, were pointed out, and the conditions for effective certification in the future
A competitividade acirrada do mercado atual e a sofisticação das exigências dos clientes tornaram o comprometimento com a qualidade uma necessidade dentro das organizações. A busca pela qualidade tem sido realizada pela adoção de sistemas de gestão da qualidade, uma organização formal que deve estar presente em toda a organização, desde a identificação inicial das necessidades do mercado até a satisfação das exigências dos clientes. A metodologia mais comumente usada com este objetivo baseia-se nos requisitos da norma ISO 9001, versão mais recente de 2008. Considerando esse cenário, desenvolveu-se um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do setor industrial com a elaboração de um planejamento para a implantação da ISO 9001. A metodologia proposta envolveu a construção de um referencial teórico sobre o tema e o desenvolvimento de um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Inicialmente, aplicou-se um questionário ao representante da organização sobre os procedimentos operacionais da empresa, registros de atividades realizadas, documentação em vigor, planejamento e gestão de recursos para a construção de um diagnóstico sobre as necessidades de adequação da empresa à ISO 9001. Obtiveram-se como resultados a caracterização dos processos produtivos e estrutura organizacional da empresa e exemplos de política e objetivos da qualidade, indicadores de desempenho, controle de documentos, sistema para visualização de não-conformidades, entre outros. Finalmente, apontaram-se os benefícios da adoção de um sistema de gestão da qualidade baseado nos requisitos da norma ISO 9001 para a empresa e suas questões ambientais, como maior eficiência dos processos, menor geração de resíduos e maior rentabilidade, e as condições para uma efetiva certificação no futuro

Descrição

Palavras-chave

Engenharia ambiental, Empresas industriais, Sistema de gestão ambiental, Certificação, ISO 9001

Como citar

RIBEIRO, Giovanna Mendes. Planejamento para a implantação da ISO 9001 em uma empresa do setor industrial. 2015. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.