Show simple item record

dc.contributor.advisorFonterrada., Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorPaziani, Juliana Damaris de Santana [UNESP]
dc.date.accessioned2016-01-13T13:27:32Z
dc.date.available2016-01-13T13:27:32Z
dc.date.issued2015-07-17
dc.identifier.citationPAZIANI, Juliana Damaris de Santana. Coro Infanto-juvenil nos grupos corais do Projeto Guri (Regional Ribeirão Preto): repertório e formação do regente (educador musical). 2015. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132658
dc.description.abstractThe present work carried out our intention to perform the search of the repertoire studied by eighteen Children-Young choirs of the Guri Project (in the area of Ribeirao Preto city). The goal was to get to know their repertoires and examine them in order to observe their compositional characteristics, vocal range, languages and the kind of repertoire in its various genres and musical styles, analyzing their suitability to the age in which they were applied. The methodology adopted was a Content Analysis, in which we collected, categorized, described and analyzed the documents. The amount of collected data was about 431 items, which included musical scores, song lyrics and lyrics with harmony indications. According to the results of this study, we proposed a thought on the need of expanding such repertoire through the awakening of the singer senses, so that the students could be in contact with more musical diversity and, then, also expand their artistic experiences.en
dc.description.abstractNeste presente trabalho pretendeu-se realizar a pesquisa do repertório estudado por dezoito corais Infanto-Juvenis do Projeto Guri (Regional Ribeirão). O objetivo foi conhecer estes repertórios e examiná-los com a finalidade de observar suas caraterísticas composicionais, extensão vocal, os idiomas e o tipo de repertório em seus diversos gêneros e estilos musicais, analisando se eram adequados à faixa etária em que foram aplicados. Com a metodologia adotada Análise de Conteúdo, os documentos foram coletados, categorizados, descritos e analisados. A quantidade de documentos coletados foi de 431 itens que compreendem partituras, letras de músicas e letras de músicas com indicações de harmonia. A partir dos resultados deste mapeamento houve uma reflexão acerca da necessidade de ampliação deste repertório por meio do despertar dos sentidos, para que os estudantes pudessem ter contato com uma maior diversidade musical e assim, ampliassem também suas experiências artísticas.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent229 p. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectCanto coral infanto-juvenilpt
dc.subjectMusica coralpt
dc.subjectMusic - Instruction and studypt
dc.titleCoro Infanto-juvenil nos grupos corais do Projeto Guri (Regional Ribeirão Preto): repertório e formação do regente (educador musical)pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaEducação musicalpt
unesp.researchAreaAbordagens históricas, estéticas e educacionais do processo de criação, transmissão e recepção da linguagem musicalpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000855980
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/10-12-2015/000855980.pdf
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.lattes3530066753313245
unesp.advisor.lattes3530066753313245
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record