Atividades de educação em saúde sobre leishmaniose visceral para escolares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Genari, Isabel Cristina Contel
Perri, Sílvia Helena Venturoli [UNESP]
Pinheiro, Sonia Regina
Nunes, Cáris Maroni [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This study aimed at evaluating the knowledge on visceral leishmaniasis gained after the application of an educative project for the 6th and 7th grade students from three public schools of Birigui, SP, Brazil. A questionnaire before (Phase I) and after (Phase II) activities that comprehended one conference by a health agent, a comic contest and one crossword about VL was used to measure scholar’s knowledge. We interviewed 711 students in Phase I and 693 in Phase II. A criterion of VL knowledge was adopted as “Good”, “Medium” and “Bad” when, out of 10 questions analyzed by Item Response Theory, 10 to 8, 7 to 4, and 3 to 0 were right, respectively. We observed a statistically significant increase in the students’ knowledge level after the educational project, since the number of students with “Good” concept changed from 35.7% (Phase I) to 59.7% (Phase II). The educational activities carried out led to gains in knowledge among students suggesting that continuing education can bring good results to public health.
Este estudio tuvo como propósito evaluar la variación de conocimiento acerca de la leishmaniasis visceral (LV) de escolares de 6 y 7 años de escuelas públicas de Birigui-SP después de la finalización de un programa educativo. Se aplicó un cuestionario antes (Etapa I) y después (Etapa II), y la ejecución del proyecto educativo consistió en conferencia dictada por un profesional de la salud, hacer crucigramas y concurso de cómicas sobre el tema. Un total de 711 estudiantes fueron entrevistados en la Etapa I y 693 en la Etapa II. Hemos adoptado un criterio de conocimiento de LV como "Bueno", "Regular" y "Malo", cuando 10 cuestiones examinadas por la Teoría de Respuesta al Ítem, los estudiantes fueron 10 a 8, 7 a 4, y 3 a 0 aciertos. Hubo un aumento estadísticamente significativo en el nivel de conocimiento, con el número de estudiantes con un buen concepto, del 35,7% (Etapa I) a 59,7% (Etapa II). Las actividades educativas llevadas a cabo condujeron a un mayor conocimiento entre los estudiantes, lo que nos permite concluir que los programas de educación continua pueden producir buenos resultados para la salud pública.
Este estudo objetivou avaliar a variação de conhecimento sobre leishmaniose visceral (LV) de escolares de 6º e 7º anos de escolas públicas de Birigui-SP após realização de um programa educativo. Um questionário foi aplicado antes (Etapa I) e após (Etapa II) a realização do projeto educativo que se constituiu de aula expositiva, palestra realizada por profissional de saúde, concurso de história em quadrinhos e de cruzadinha sobre o tema. Um total de 711 escolares foi entrevistado na Etapa I e 693 na Etapa II. Adotou-se critério de conhecimento de LV como “Bom”, “Regular” e “Ruim” quando, de 10 questões analisadas pela Teoria de Resposta ao Item, os escolares tiveram 10 a 8, 7 a 4, e 3 a 0 acertos. Verificou-se que houve aumento estatisticamente significante do nível de conhecimento, com o número de escolares com conceito Bom variando de 35,7% (Etapa I) para 59,7% (Etapa II). As atividades educativas realizadas geraram ganhos de conhecimento entre os escolares, o que permite concluir que programas educativos de forma continuada podem trazer bons resultados para a saúde pública.

Descrição

Palavras-chave

Education, Leishmania, Public health, Educación, Leishmania, La salud pública, Educação, Leishmania, Saúde pública

Como citar

Veterinária e Zootecnia, v. 19, n. 1, p. 799-807, 2012.