Leucograma e metabolismo oxidativo dos neutrófilos de cães com leishmaniose visceral antes e após o tratamento com Antimoniato de Meglumina e Alopurinol

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Ciarlini, Paulo César [UNESP]
Valadares, Taiana Carvalho [UNESP]
Ikeda-Garcia, Fabiana Augusta [UNESP]
Marcondes, Mary [UNESP]
Lima, Valéria Marçal Félix de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Leukogram and neutrophil oxidative metabolism from dogs with visceral leishmaniasis (VL) were compared before and after treatment with meglumine antimoniate (AM) and with an association of meglumine antimoniate and allopurinol (AMA). The results obtained demonstrated that neutrophils of dogs with VL do not lose their capacity of reducing NBT and that oxidative metabolism has been more active in the majority of the cases. After treatment with AM and AMA, dogs with VL presented a redution of neutrophils oxidative metabolism, suggesting that this decrease was related with the decrease in the number of parasites and a probable inhibitor effect of these drugs on neutrophils oxidative metabolism.
Compararam-se o leucograma e o metabolismo oxidativo dos neutrófilos de dez cães com leishmaniose visceral (LV) antes e após o início do tratamento com antimoniato de meglumina (AM) e com a associação de antimoniato de meglumina e alopurinol (AMA). Os resultados obtidos comprovaram que os neutrófilos de cães com LV não perdem sua capacidade de reduzir o tetrazólio nitroazul (NBT) e, na maioria dos casos, o metabolismo oxidativo apresentou-se mais ativo que o normal. Cães com LV apresentaram uma diminuição do metabolismo oxidativo dos neutrófilos após o tratamento com AM e AMA. O conjunto dos resultados sugere que a diminuição da taxa de redução do NBT está relacionada com a diminuição da carga parasitária de leishmania e a um possível efeito inibidor dessas drogas sobre o metabolismo oxidativo dos neutrófilos.

Descrição

Palavras-chave

Glucantime, Leishmania sp, Nitroblue tetrazolium (NBT), Neutrophil functions, Função neutrofílica, Glucantime, Leishmania sp., tetrazólio nitroazul (NBT)

Como citar

Ciência Animal Brasileira, v. 11, n. 2, p. 369-375, 2010.