Percepção e atitudes de pedagogos sobre aspectos relevantes do uso de escovas dentárias

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Data

2011

Autores

Arcieri, Renato Moreira [UNESP]
Rovida, Tania Adas Saliba [UNESP]
Araújo, Paula Caetano [UNESP]
Garbin, Artênio José Isper [UNESP]
Garbin, Clea Adas Saliba [UNESP]

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Resumo

Objective: To evaluate the perception and attitude of kindergarten teachers in relation to the storage of toothbrushes. Methodology: The analysis instrument used was a structured and previously validated questionnaire. The sample universe of this study was composed of all states and municipals kindergarten school teachers who taught in school year of 2010 at the town of Araçatuba / SP (n = 232). The criteria used to integrate the study were: to have a college degree and agree to participate. Results: 164 teachers participated of the study. The results were analyzed using Epi Info 6.04 and showed that 55% of the teachers had received some information about the proper storage of toothbrushes, and only 35% believed that the toothbrushes were storaged improperly. Most teachers, 97% reported being possible the transmission of microorganisms through the brush, however, there was observed difficulty in identifying which diseases could be transmitted. About the question related to the execute of supervised toothbrushing, 93% of the educators said that they realize supervised toothbrushing and the same percentage was observed for the identification of preschoolers at the toothbrushes. Conclusions: The perception and attitude of the teachers ahead the storage of toothbrushes are weak and limited, so there is a need for educational programs targeted to this group, so that they would have more information and knowledge related to the correct storage of toothbrushes and would continue to perform oral health preventive methods.
Objetivo: Avaliar a percepção e atitude dos pedagogos do ensino infantil em relação ao armazenamento de escovas dentárias. Metodologia: O instrumento de análise utilizado foi um questionário estruturado e, previamente, validado. O universo amostral deste trabalho foi composto por todos os professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil que lecionavam no ano letivo de 2010, no município de Araçatuba/SP (n= 232). Os critérios utilizados para integrar o estudo foram: possuir formação em nível superior e aceitar participar da pesquisa. Resultados: Participaram da pesquisa 164 educadores. Os resultados foram analisados no Programa Epi Info 6.04 e mostraram que 55% dos educadores tinham recebido algum tipo de informação a respeito do armazenamento adequado de escovas, mas apenas 35% acreditavam que as escovas estavam armazenadas de maneira inadequada. A grande maioria dos pedagogos (97%) relataram ser possível a transmissibilidade de microrganismos por meio das escovas, porém foi observada dificuldade em identificar quais doenças poderiam ser transmitidas. Quanto à execução da escovação supervisionada, 93% dos educadores disseram realizá-la e a mesma porcentagem foi observada para a identificação dos pré-escolares nas escovas. Conclusão: A percepção e a atitude dos professores em frente ao armazenamento de escovas dentárias são deficientes e limitadas, havendo necessidade de programas educativos direcionados a esse grupo, para que esses profissionais tenham mais informação a respeito do correto acondicionamento de escovas e continuem a executar métodos preventivos em saúde bucal.

Descrição

Palavras-chave

Health education, Oral health, Preschool child, Preventive dentistry, Qualitative research, Educação em saúde, Saúde bucal, Pré-escolar, Odontologia preventiva, Pesquisa qualitativa

Como citar

UFES. Revista de Odontologia, v. 13, n. 2, p. 32-36, 2011.