Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-01-21

Autores

Lima, Felippe de Souza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho realiza um Estudo de Caso Analítico sobre um programa televisivo regional, o "Revista de Sábado", da TV TEM, tendo como foco principal as modalidades comerciais utilizadas pela emissora para geração de receitas a partir desse programa. Para compor o estudo, foram empregados procedimentos de pesquisa documental, observação direta com visitas in loco, entrevistas e aplicação de questionários junto a profissionais dos setores de comercialização do programa. Com base na análise das modalidades de geração de receitas utilizadas pelo programa e das principais características da atração televisiva, o trabalho propõe novas possibilidades de monetização através de serviços de valor agregado à programação, exploração de plataformas convergentes conectadas à internet, engajamento interativo com o telespectador por meio de outras telas além do televisor, entre outras inovações. Espera-se com isso contribuir para a experimentação em torno de formas complementares de geração de receitas por programas regionais de televisão em um contexto de acelerada transformação dos modelos de negócio vigentes.
This work performs an Analytical Case Study on a regional television program: TV TEM´s "Saturday Review", focusing mainly on the commercial arrangements used by the broadcaster to generate revenue through that program. To compose the study, documentary research procedures were used, such as direct observation with site visits, interviews and questionnaires applied to professionals from program marketing sectors. Based on the analysis of the methods of revenue generation used by the program and the main characteristics of the attraction, the work offers new opportunities for monetization through value-added services to programming, operating convergent platforms connected to the internet, interactive engagement with the viewer through other screens besides the TV, among other innovations. It is expected to contribute to the experimentation around complementary ways of generating revenue for regional television programs in a context of rapid transformation of the existing business models.

Descrição

Palavras-chave

Televisão, Estudo de caso, Fragmentação da audiência, Modelos de negócio, Revista de Sábado, Television, Case study, Business model, Audience fragmentation

Como citar