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dc.contributor.advisorRothberg, Danilo [UNESP]
dc.contributor.authorSousa, Felipe Conrado Fiani Felipe de [UNESP]
dc.date.accessioned2016-02-05T18:29:54Z
dc.date.available2016-02-05T18:29:54Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.citationSOUSA, Felipe Conrado Fiani Felipe de. Análise crítica da contribuição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para a popularização do conhecimento científico. 2015. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134138
dc.description.abstractThe National Week of Science and Technology has been held since 2004 as one of the main initiatives of the Ministry of Science, Technology and Innovation for the popularization os scientific knowledge in the country, combiniting efforts of the areas of formal and non-formal education. This study characterized the contribution of the 2013 SNCT to the popularization of scientific knowledge to the general public. The specific goals were: a) to investigate principles, guidelines and lines of action of popularization activities of scientific knowledage currently adopted in Brazil and in the European Union, in comparative perspective; b) to investigate the contextualization of science popularization of activities carried out during the National Week of Science and Technology in the State of São Paulo in 2013, in relation to references to social and environmental impacts of technological applicatons and the social conditions of production of scientific knowledge, as the relationship between social actors (government, industry, universities and funding agencies) and the formulation of research priorities; c) to propose practical recommendations for conducting activities of popularization of scientific knowledge in the National Week of Science and Technology that contribute to tue public understanding of science and technology in the context of their social conditions of production and social and environmental impacts. The results suggest that there is a limited reference (4,9%) to the social impacts of science and technology in the analyzed activities. The coordinators surveyed recognize the importance of a broader context in relation to the social conditions of production of science and its environmental impacts, but factors such as lak of planning and material and human resources limited their approachesen
dc.description.abstractA Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem sido realizada desde 2004 como uma das principais ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para a popularização do conhecimento científico no país, combinando esforços dos âmbitos da educação formal e não formal. Esta pesquisa caracterizou a contribuição das ações da SNTC em sua edição de 2013 para a popularização do conhecimento científico dirigida ao público em geral. Os objetivos específicos foram: a) investigar princípios, diretrizes e linhas de ação das atividades de popularização do conhecimento científico adotadas atualmente no Brasil e no âmbito da União Européia, em perspectiva comparativa; b) investigar a contextualização das ações de popularização da ciência realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo em 2013 em relação às possíveis referências aos impactos sociais e ambientais das aplicações tecnológicas e às condições sociais de produção do conhecimento científico, como relacionamento entre agentes sociais (governo, universidades e agências de fomento) e formulação de prioridades de pesquisa; c) propor recomendações práticas para a realização de ações de popularização do conhecimento científico na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que contribuam go impactos sociais e ambientais. Os resultados sugerem que há uma reduzida referência (4,9%) aos impactos sociais da ciência e tecnologia nas atividades analisadas. Os coordenadores sondados reconhecem a importância de uma contextualização mais ampla em relação às condições sociais de produção da ciência e seus impactos ambientais, mas fatores como falta de planejamento e escassez de recursos materiais e humanos limitaram suas abordagenspt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent98 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectCienciapt
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectTeoria do conhecimentopt
dc.subjectInovações tecnologicaspt
dc.subjectSciencept
dc.titleAnálise crítica da contribuição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para a popularização do conhecimento científicopt
dc.title.alternativeCritical analysis of the contribution of the National Week of Science and Technology for the popularization of scientific knowledgeen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de Ciências e Matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000852530
dc.identifier.file000852530.pdf
dc.identifier.capes33004056079P0
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