Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica

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Data

2010

Autores

Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]

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Resumo

Currently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.
Atualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.

Descrição

Palavras-chave

Autonomy, Reflexive practice, Teacher training, Autonomia, Prática reflexiva, Formação de professores

Como citar

Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010.