Design de Relações entre tecnologias amigáveis e sociabilidades virtuais: um novo campo de investigação para o Design

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2010

Autores

Lemos, Joana Gusmão [UNESP]
Winck Filho, João Baptista de Mattos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The Digital Age, with its new interactive and converging technologies, stimulates original forms of sociability, which are interconnected, intercommunicating and virtualized through hyperscreens. Another kind of interaction arises from the digitization and new speeds of contemporary communicative process. With the new order of knowledge, it is now possible to transgress the limits of physical space and linear time sequence, through the collective development of content through such telematics networks. Youth gives voice to a new type of user, or a social actor, whose thinking is connected to other communication habits, consolidating singular cultural standards, demanding new languages and skills. Here, we address the nature of this Design of new relations, interactions, behaviors and social systems that emerge in the so called Information Society.
La era digital, con sus nuevas tecnologías interactivas y convergentes, estimula formas de sociabilidad originales, interrelacionadas, que se intercomunican y son virtualizadas por hiperpantallas. Otra naturaleza de la interacción surge a partir de la digitalización y de las nuevas velocidades del proceso comunicativo contemporáneo. Con el nuevo orden del conocimiento, hoy es posible transgredir los límites del espacio físico y de la secuencia temporal linear, por medio de la construcción colectiva de los contenidos, a través de redes telemáticas. La juventud ofrece voz a un nuevo tipo de usuario o actor social cuyo pensamiento se conecta a otros hábitos de comunicación, consolidando patrones culturales singulares, que exigen nuevos lenguajes. Acá trataremos de la naturaleza de ese design de nuevas relaciones, interacciones, sistemas y comportamientos sociales que emergen de la sociedad de la información.
A Era Digital, com suas novas tecnologias interativas e convergentes, estimula formas de sociabilidades originais, interligadas, intercomunicantes e virtualizadas por meio das hipertelas. Outra natureza de interações surge a partir da digitalização e das novas velocidades do processo comunicativo contemporâneo. Com a nova ordem do conhecimento, agora é possível transgredir os limites do espaço físico e da seqüência temporal linear, por meio da construção coletiva de conteúdos, através das redes telemáticas. A juventude dá voz a um novo tipo de usuário, ou ator social, cujo pensamento se conecta a outros hábitos de comunicação, consolidando padrões culturais singulares, exigentes de novas linguagens. Aqui, trataremos da natureza desse Design de novas relações, interações, sistemas e comportamentos sociais que emergem na chamada Sociedade da Informação.

Descrição

Palavras-chave

Design of relations, Digital medias, Digital sociabilities, Design de relaciones, Medios digitales, Sociabilidades digitales, Design de relações, Mídias digitais, Sociabilidades digitais

Como citar

Comunicologia, v. 3, n. 2, p. 75-92, 2010.