As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Redling, Julyette Priscila
Lopes Júnior, Jair [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The paper that if presents, tells a research carried through next to students of the High School, in which activities of mathematical investigation from questions of some examinations of federal and state public universities had been elaborated; later applied to these students in a state school of the inside of São Paulo and with data obtained from their productions, we search to analyze which procedures had been used for them and which procedural changes had occurred. It is intended with this, to collaborate for the mathematical formation of the students of High School aiming at a more significant learning of the mathematical concepts and the procedures involved when working with this type of activity.
O artigo que se apresenta, relata uma pesquisa realizada junto a alunos do ensino médio, na qual foram elaboradas atividades de investigação matemática a partir de questões de alguns vestibulares de universidades públicas federais e estaduais; posteriormente aplicadas a esses alunos numa escola estadual do interior de São Paulo e com os dados obtidos a partir de suas produções, buscamos analisar quais procedimentos foram usados por eles e quais mudanças procedimentais ocorreram. Pretende-se com isso, colaborar para a formação matemática do aluno de Ensino Médio visando uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos e dos procedimentos envolvidos ao trabalhar com esse tipo de atividade.

Descrição

Palavras-chave

Procedural content, Mathematics investigation, High school, Conteúdos Procedimentais, Investigação Matemática, Ensino Médio

Como citar

Revista Trilhas Pedagógicas, v. 1, n. 1, p. 122-139, 2011.