Procedimentos metodológicos em design gráfico voltados a jornais diários impressos: estudos e relatos de experiência

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2011

Autores

Gonçalves, Carlos Henrique de Castro
Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper summarizes a research that has been developed from the concern about a company’s strategic planning, once regarding the product development process and its methodological guidelines. Our goal was to check if there is an ideal methodology, peculiar to the graphic design, which could be applied to a printed newspaper condition. And then, we could deduce, according to the design practices in newspapers, its relevance. We did not intend to create a specific graphic design methodology for daily newspapers, nor the analysis of methods, but we wanted to emphasize that the familiarization with acknowledged methods in the field of visual communication, during the process of professional formation, might ease good choices in the work practice on design. The understanding of the gradual introduction of graphic design on printed daily newspapers brings about, thus, not only their visual improvement, but also allows that this kind of journalism (which depends on a graphic interface in order to make their product come true) reconsider the newspaper as a whole.
Este trabalho sintetiza uma pesquisa realizada a partir da preocupação quanto ao planejamento estratégico de uma empresa, quando se estabelece uma relação com o processo de desenvolvimento do produto e se especificam as diretrizes metodológicas deste processo. O objetivo foi o de identificar se existe uma metodologia ideal, própria do design gráfico, para ser aplicada ao contexto de um jornal impresso. E, a partir de então, deduzir, pelas práticas projetuais em jornais, a sua aplicabilidade. O propósito não foi o de produzir uma metodologia específica de design gráfico para jornais diários ou o estudo de métodos, mas ressaltar que a familiarização com métodos reconhecidos na área de comunicação visual, durante o processo de formação profissional, pode facilitar as boas escolhas na prática do trabalho em design. A compreensão da gradativa inserção do design gráfico nos jornais diários impressos acarreta, assim, não só uma melhora visual nos mesmos, mas possibilita que essa modalidade de jornalismo, por necessitar da interface gráfica para materializar o seu produto, repense o jornal como um todo.

Descrição

Palavras-chave

Graphic design, Methodology, Visual literacy, Newspaper, Design gráfico, Metodologia, Alfabetismo visual, Jornal

Como citar

Educação Gráfica On Line, v. 14, n. 1, p. 93-114, 2011.