A (re)construção de conceitos biológicos na formação inicial de professores e proposição de um modelo explicativo para a relação genótipo e fenótipo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Justina, Lourdes Aparecida Della
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper aims to investigate the conceptions about the relation between genotype and phenotype of Biological Sciences Degree students who take part in a research group in Epistemology of Biology. In an initial data collection, the presence of ideas based on a restricted to genes and environment relation - without considering the organism and its life history - became evident . However, during the group discussions on the topic there were other statements involving other concepts, such as: molecular interactions, chance, organism and Developmental Biology. The analysis of conceptual (re)constructions that emerged in the group allowed the proposition and the development of an explanatory model for the relation between genotype and phenotype.
O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções acerca da relação entre genótipo e fenótipo de estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas que integram um grupo de pesquisadores em epistemologia da Biologia. Em uma coleta inicial de dados, ficou evidente a presença de ideias pautadas na relação restrita ao gene e ambiente, sem considerar o organismo e sua história de vida. Entretanto, durante as discussões coletivas acerca desse tema, desenvolveram-se outros conceitos, tais como: interações moleculares; casualidade; organismo; e biologia do desenvolvimento. A análise das (re)construções conceituais que emergiram no grupo possibilitou a elaboração e a proposição de um modelo explicativo para a relação entre genótipo e fenótipo.

Descrição

Palavras-chave

Epistemology of biology, Teacher training, Genotype and phenotype, Epistemologia da biologia, Formação inicial de professores, Genótipo e fenótipo

Como citar

Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 1-18, 2012.