Projeto Político Pedagógico (PPP): o resgate de sua implantação na rede municipal de ensino de Londrina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Jorge, Marcos [UNESP]
Conceição, Lucy Mara

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The aim of this paper is to present a historical review of the implementation process of the political pedagogical project (PPP) of Londrina (PR). The study used interviews with some agents who participated in the construction of the PPP (teachers, school, supervisors and employees of the Regional Education Center) and investigated the absorption of proposals from the base (school) for the offices of political power. The results showed that although the democratic discourse has always been present in official documents the construction of the PPP had discrete popular participation and projects, as a rule, incorporated the bureaucratic forms issued by official powers.
O objetivo do artigo é apresentar um resgate histórico do processo de implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP) do município de Londrina (PR). O estudo utilizou-se de entrevistas com alguns agentes que participaram da elaboração do PPP (professores, supervisores escolares e funcionários do Núcleo Regional de Educação) e investigou como se processou a absorção das propostas oriundas da base (escola) junto aos órgãos do poder político. Os resultados apontaram que embora o discurso democrático esteve sempre presente nos documentos oficiais a construção do PPP teve pouca participação coletiva e os projetos, via de regra, incorporaram as formas burocráticas emanadas pelos órgãos oficiais.

Descrição

Palavras-chave

History of brazilian education, Political pedagogical projet, Educational policy, História da educação brasileira, Projeto Político Pedagógico, Política educacional

Como citar

Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 14, n. 1, p. 163-172, 2012.