Show simple item record

dc.contributor.authorIshikawa, Maria Inês Garcia
dc.contributor.authorBelluzzo, Regina Celia Baptista [UNESP]
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:11Z
dc.date.available2016-03-02T13:00:11Z
dc.date.issued2013
dc.identifierhttp://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/255/266
dc.identifier.citationRBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 9, n. 2, p. 147-164, 2013.
dc.identifier.issn1980-6949
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135207
dc.description.abstractWe live in a society governed by information, knowledge and social inclusion. This leads us to reflect on the importance of access and use of information for people with visual disabilities to build knowledge, exercising citizenship and contribute to lifelong learning. We are faced with a society more open to diversity, questioning their mechanisms of segregation and envisions new ways of social inclusion of people with disabilities. Hence the importance of understanding the inclusive practices, especially for the visually impaired person. Thus, we sought to perform a literature search to understand the theoretical corresponding to the selective approach of the existing literature on the subject. It was considered as a concept of this type of research, which provides that a systematic search for information on existing sources, ie, in all the literature that has become public in relation to the subject studied in order to offer reflections and contributions on issues of access and use of information, emphasizing the role of social responsibility of mobilizing information professionals are considered mediators and actors of vital importance in this scenario.en
dc.description.abstractVivemos em uma sociedade regida pela informação, conhecimento e inclusão social. Isso nos leva a refletir sobre a importância do acesso e uso da informação para as pessoas com deficiência visual para construir o conhecimento, exercer a cidadania e contribuir no aprendizado ao longo da vida. Defrontamo-nos com uma sociedade mais permeável à diversidade, que questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social da pessoa com deficiência. Daí a importância de compreender as práticas inclusivas, especialmente para a pessoa com deficiência visual. Desse modo, buscou-se efetuar uma pesquisa bibliográfica que compreendeu a fundamentação teórica correspondente à abordagem seletiva da literatura existente sobre o tema. Considerou-se como conceito desse tipo de pesquisa, aquela sistemática que propicia a busca de informações em fontes existentes, ou seja, em toda a literatura que já se tornou pública em relação ao tema estudado, a fim de oferecer reflexões e aportes sobre as questões do acesso e uso da informação, enfatizando o papel da responsabilidade social de mobilização dos profissionais da informação que são considerados mediadores e atores de importância vital nesse cenário.pt
dc.format.extent147-164
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectInclusionen
dc.subjectVisually impaired personen
dc.subjectInformationen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectPessoa com deficiência visualpt
dc.subjectInformaçãopt
dc.subjectCidadaniapt
dc.titlePráticas inclusivas para deficientes visuais, baseadas na informação e conhecimento: reflexões e açõespt
dc.title.alternativeInclusive practices for the visually deficients, based on information and knowledge: reflections and actionsen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.fileISSN1980-6949-2013-09-02-147-164.pdf
dc.identifier.lattes812422122265124
unesp.departmentComunicação Socialpt
unesp.author.lattes812422122265124
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record