Destecendo uma carta pela estelística da expressão

Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Salzedas, Nelyse Apparecida Melro [UNESP]
Paccola, Rivaldo Alfredo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

We aim to analyse the text written by Eça de Queirós, “Carta ao Sr. Mollinet”, theorizing the stylistics of Marcel Cressot’s expression, called “the texture”. We discuss what is sought in the reading of a text nowadays: the form, the meaning or the form that produces meaning? Even though through stylistics there is identifi cation and description of the linguistic categories in the text, the morphological identifi cation in the enunciation level is emptied, if it is done separately. It is from the semantic-syntactic and melodic axes that Eça infl ates his characters with life. The characterization of Pacheco and Portuguese people is supported by the nexus, a producer of antagonistic meta-signifi cation in relation to the fi rst meaning. Eça’s irony results from the reverse meaning – from “ne pas dire”. The nexus is the great meaningful cohesion between logical and metalogic discourse – producing new signifi cations; multiplying verbal resources, which are created in order to metamorphose the linguistic sign into pictorial or iconic signs. The irony governs the whole constructive tessitura that stems from new referents, which result from demiurgical relations between themselves because of the metalogical process, as it allows to establish and change the direction when sign and referent, signifi er and signifi ed, utterance and context are related. The analysis of Eça’s selected text enriches the discoveries presented by the Stylistics of Expression.
Pretendemos atravessar o texto de Eça de Queirós, Carta ao Sr. Mollinet, teorizando a estilística da expressão de Marcel Cressot, denominada “a textura”. Discutiremos o que se busca na leitura de um texto hoje: a forma, o sentido ou a forma que produz sentido? Ainda que por meio da estilística se proceda a um levantamento e descrição das categorias linguísticas nesse texto de Eça, o levantamento morfológico em nível de enunciado esvaziase, se feito isoladamente. É do eixo sintático-semântico e melódico que Eça infl a de vida seus personagens. A caracterização de Pacheco e do povo português apoia-se no nexo, produtor de uma metassignifi cação antagônica à signifi cação primeira. A ironia eciana resulta da signifi cação reversa – do ne pas dire. O nexo é a grande coesão signifi cante entre o discurso lógico e o metalógico – a gerar novas signifi cações; recursos verbais se multiplicam, se criam, a fi m de metamorfosear o signo linguístico em pictórico ou icônico. A ironia rege toda a tessitura construtiva que decorre de novos referentes, resultantes de relações demiúrgicas entre si, pelo processo metalógico, já que este possibilita estabelecer e alterar o sentido, ao relacionar signos e referentes, signifi cantes e signifi cados, enunciado e contextos. As análises do texto selecionado de Eça enriquecem-no pelas descobertas reveladas pela Estilística da Expressão.

Descrição

Palavras-chave

Stylistics of expression, Meta-signification, Texture, Estilística da expressão, Metassignificação, Textura

Como citar

Revista do GEL, v. 8, n. 2, p. 96-108, 2013.