Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Bortoletto, Adriana
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The objective of this paper is to present a theoretical proposal for the training of teachers of mathematics and science at the interface of communicative action and socio-scientific issues. In this paper we argue for the need for a continuous training of teachers if we are to be interested in developing the scientific training of students from the public school system. To form communicatively competent students, by the end of schooling, becomes necessary the training of argumentatively competent teachers. Therefore, we believe that the theory of communicative action by Jurgen Habermas, will cooperate to this end.
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórica para a formação de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e as questões sociocientíficas. Defendemos neste trabalho, a necessidade da formação continuada de professores caso tenhamos o interesse de desenvolver a formação científica escolar de alunos da Rede Oficial de Ensino Básico. Para a formação de alunos competentes comunicativamente, ao final, da escolarização torna-se necessária a formação de professores competentes argumentativamente. Para tanto, acreditamos que a teoria do agir comunicativo, de Jurgen Habermas, venha a colaborar nesse sentido.

Descrição

Palavras-chave

Science teaching, Teacher education, Action communicative, Socio-scientific, Issues, Ensino de ciências, Formação de professores, Agir comunicativo, Questões sociocientíficas

Como citar

Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 09, n. 2013, p. 141-154, 2013.