A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Marques, José Carlos [UNESP]
Lima, Mellina Cheminand Fortes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The proposed paper aims to understand and analyze how the sporting television journalism has changed in Brazil, affecting the coverage of major events like the World Cup. The impact of these changes are reflected in the use of interactivity, entertainment and presentation of news, in pictures and on television news programs inserted in Brazilian TV News. The study proposes to analyze, through theories of journalism and content analysis, as two seemingly opposing concepts (journalism and entertainment) were put into perspective by the Central Cup television program, aired during the year 2010 by Globo television, on the occasion of the World Cup in South Africa.
Este artigo procura compreender a forma como o telejornalismo esportivo tem se modificado no Brasil, influenciando as coberturas de eventos importantes como a Copa do Mundo de futebol. O impacto dessas mudanças se reflete na utilização da interatividade, do entretenimento e da apresentação da notícia em quadros e programas inseridos em telejornais brasileiros. O estudo propõe-se a analisar, por meio das teorias jornalísticas e da análise de conteúdo, como dois conceitos aparentemente antagônicos (jornalismo e entretenimento) foram postos em perspectiva pelo programa televisivo Central da Copa, exibido durante o ano de 2010 pela Rede Globo de Televisão, por ocasião da Copa do Mundo da África do Sul.

Descrição

Palavras-chave

World Cup, Central da Copa, infotainment, Copa do Mundo, Central da Copa, infotenimento

Como citar

Vozes e Diálogo, v. 12, n. 1, p. 34-46, 2013.