O design inserido no vestuário infantil: um estudo sobre as roupas com conceitos lúdicos de aprendizagem
Data de publicação
2013Tipo
Direito de acesso
Metadados
Exibir registro completoResumo
Among the current trends for children’s clothing is clothing that may contribute to the development and children’s learning through interaction with their clothes. For child interaction / clothes from occurring, this dress is appropriate the knowledge of design, which assist in its construction. Thus, this study seeks to investigate design principles that can be adopted for production of clothing that can assist in the development of children, showing how notions of education can be incorporated into costumes, studying the relationships and interactions between design, fashion and education. The study addresses this garment from the perspective of design, so as to provide insights that could contribute to the creation of the pieces. To that end, we developed a theoretical framework that sought to show the infant universe, communication, clothing and design. According to the methodological procedures for the work, there was a case study in ten private schools in Bauru-sp in order to obtain data on experiences with children about their preferences, attitudes and ways of reasoning child’s world.
Dentre as tendências atuais para as roupas infantis encontra-se o vestuário que pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizado das crianças por meio da interação com suas roupas. Para que a interação criança/roupa ocorra, esse vestuário deve se apropriar dos conhecimentos do design, que auxiliam na sua construção. Desta forma, esse estudo busca investigar os princípios do design que podem ser adotados para a produção dessas roupas, mostrando como noções de educação podem ser incorporadas aos trajes, estudando as relações e interações entre o design, moda e a educação. O estudo aborda este vestuário sob a perspectiva do design, para assim levantar informações que possam contribuir com a criação das peças. Para tanto, foi elaborado um referencial teórico que procurou mostrar o universo infantil, a comunicação, vestuário e design. De acordo com os procedimentos metodológicos adotados para o trabalho, realizou-se um estudo de caso em dez escolas particulares da cidade de Bauru-sp, a fim de obter dados referentes a vivencia com crianças, sobre as preferências, atitudes e formas de raciocínio do mundo infantil.
Como citar este documento
Idioma
Este item aparece nas seguintes coleções

Itens relacionados
Exibindo os itens relacionados pelo título, autor e palavra-chave.
-
Ativismo em Design: a dimensão política e social na contemporaneidade
Magro Junior, José Carlos (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa se estabelece a partir da investigação da dimensão política e social no design contemporâneo, no qual há a emergência do termo ativismo em design, objeto deste estudo. A reflexão é fundamentada no resgate ... -
Design de superfície: por um ensino no Brasil
Silva, Márcia Luiza França da (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017) [Tese de doutorado]O Design de Superfícies (DS), proposto como especialidade do Design em 2005, ainda não possui curso específico em graduação. Esta tarefa está atualmente ao encargo de cinco especializações na região sul-sudeste do Brasil. ... -
Epistemologia do Design: a importância do repertório na formação do designer
Lobo, Francisco de Assis Sousa (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Tese de doutorado]A base de conhecimento utilizada para o desenvolvimento de um produto, por um aluno do curso superior em Design, constitui seu repertório, tendo como substância as informações oriundas do ensino fundamental e médio, junto ...