Memórias do ensino de ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação
Alternative title
Memories of science education in Brazil: the establishment of this field, in accordance with Brazilian researchers, its origins and the postgraduation advancesMemorias de la enseñanza de las ciencias en Brasil: la formación del área según los investigadores brasileños, origen y progreso de la pos graduación
Author
Date
2014Type
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
This paper deals with the constitution and development of science teaching area in Brazil, highlighting the factors considered important in this process as well as the origins and advances of the postgraduate programs in this area. Data for this writing were collected from the literature of the area, in answers to questions formulated in interviews taken among Brazilian researchers in the context of development of the project called: Constitution of the Science Education field: memories of researchers in Brazil and in documents on postgraduate assessment in the country, particularly in field of science education.
Este artículo trata de la formación y desarrollo del área de enseñanza de las ciencias en Brasil, destacando los factores considerados importantes en este proceso, así como el origen y progreso de la pos graduación en esa área. Los datos para la elaboración de este texto fueron recogidos en la literatura del área y en respuestas a preguntas formuladas en entrevistas a investigadores brasileños durante el desarrollo del proyecto Formación del área de Enseñanza de Ciencias: memorias de investigadores en Brasil y en documentos sobre evaluación de la pos graduación en el país, particularmente en el área de enseñanza de ciencias.
Este artigo trata da constituição e desenvolvimento da área de ensino de ciências no Brasil, destacando os fatores considerados importantes neste processo, bem como as origens e avanços da pós-graduação nesta área. Os dados para a elaboração deste texto foram recolhidos a partir da literatura da área, em respostas dadas a questões formuladas em entrevistas realizadas junto a pesquisadores brasileiros no contexto de desenvolvimento do projeto: Formação da área de Ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil e em documentos sobre avaliação da pós-graduação no país, particularmente da área de ensino de ciências.
How to cite this document
Keywords
Language
Sponsor
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Programa de visitação monitorada de estudantes a um centro de ciências: monitores, alunos, professores e aprendizagem
Silva, Camila Silveira da; Oliveira, Luiz Antonio Andrade de (Revista Ciência em Extensão, 2008) [Artigo]
One of the objectives of science centers and museums is the popularization of Science and the diffusion of scientific knowledge base on a non-formal space, with peculiar characteristics. According to Krappas & Rebello ... -
A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais
Silva, Kelly Cristina Ducatti da(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005) [Dissertação de mestrado]
A presente pesquisa teve por objetivo identificar a percepção que os professores responsáveis pela disciplina de Metodologia Para o Ensino de Ciências têm ao ministrar suas aulas no Curso de Pedagogia e a concepção dos ... -
Centro de Ciências de Araraquara: 25 anos de extensão universitária e 15 anos de relação museu-escola
Berssan, Karolini Starnino; Maruyama, José Antonio
; Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria
; Oliveira, Luiz Antonio Andrade de
(Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015) [Trabalho apresentado em evento]
In December 2014 the Araraquara Science Centre (CCA) completed 25 years of existence and this paper presents a comprehensive survey of the history of this educational institution, the chronological phases it went through ...