A questão da experiência estética nos debates de epistemologia da comunicação
Carregando...
Data
2014
Autores
Barros, Laan Mendes de [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
In the outline of communication epistemology, the article discusses the fluid and complex delimitations of the field of social communication and its intersections with the world of aesthetics. It includes the question of aesthetic experience and its presence in the epistemological debates on communication in Brazil. It tries to identify possible contributions of the phenomenology of aesthetic experience, based upon the teachings of Mikel Dufrenne and the theoretical references proposed by John Dewey, Paul Valéry, Luigi Pareyson and Jacques Rancière, to the studies on communication. To contextualize the articulations between communication and aesthetics in the debates developed in the Working Group on Communication Epistemology, the article briefly explores the works that discussed that intersection over the last ten years.
Nos contornos da epistemologia da comunicação, discutem-se aqui as delimitações fluidas e complexas do campo de estudo da comunicação social e suas intersecções com o universo da estética. Incorpora-se a questão da experiência estética e sua presença nos debates epistemológicos da comunicação no Brasil. Busca-se identificar possíveis contribuições da fenomenologia da experiência estética, com base nos ensinamentos de Mikel Dufrenne e dos referenciais teóricos propostos por John Dewey, Paul Valéry, Luigi Pareyson e Jacques Rancière, aos estudos da comunicação. Para contextualizar essas articulações entre comunicação e estética nos debates desenvolvidos no GT Epistemologia da Comunicação, foi realizada uma breve exploração nos trabalhos que trouxeram tal interseção ao longo dos últimos dez anos.
Nos contornos da epistemologia da comunicação, discutem-se aqui as delimitações fluidas e complexas do campo de estudo da comunicação social e suas intersecções com o universo da estética. Incorpora-se a questão da experiência estética e sua presença nos debates epistemológicos da comunicação no Brasil. Busca-se identificar possíveis contribuições da fenomenologia da experiência estética, com base nos ensinamentos de Mikel Dufrenne e dos referenciais teóricos propostos por John Dewey, Paul Valéry, Luigi Pareyson e Jacques Rancière, aos estudos da comunicação. Para contextualizar essas articulações entre comunicação e estética nos debates desenvolvidos no GT Epistemologia da Comunicação, foi realizada uma breve exploração nos trabalhos que trouxeram tal interseção ao longo dos últimos dez anos.
Descrição
Palavras-chave
Epistemology of communication, Aesthetic experience, Art and communication, Reception and production of meaning, Epistemologia da comunicação, Experiência estética, Arte e comunicação, Recepção e produção de sentidos
Como citar
Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 2, n. 3, p. 2-11, 2014.