A formação inicial para o ensino de Ciências e aEducação Inclusiva: o currículo das licenciaturas

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Data

2014

Autores

Basso, Sabrina Soares
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]

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Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar a inserção da temática Educação Inclusiva (EI) em cursos de licenciatura da área de Ciências (Biologia, Física e Química), das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo. Analisou-se o projeto políticos pedagógicos (PPP) e planos de ensino das disciplinas da área pedagógica, através da análise documental. Dos PPPs das licenciaturas em Ciências, apenas um curso de Física (FIS 4), um de Química (QUIM 6) e Ciências Biológicas (BIO 13) tratam da EI. Em relação às disciplinas que abordam a EI, dos 13 cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, apenas três apresentam disciplinas que abordam a temática. Dos nove cursos de licenciatura em Física, quatro possuem disciplina que abordam a temática. Dos oito cursos de licenciatura em Química, dois contam com disciplinas que abordam a temática “Educação Inclusiva”.

Descrição

Palavras-chave

Formação inicial, Ensino de ciências, Educação inclusiva

Como citar

Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Edição especial, p. 268-277, 2014.