Representações de conteúdo inseridos no plano de ensino de professores em formação continuada

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2014

Autores

Prado, Kamila Ferreira
Zuliani, Sílvia Regina Quijadas Aro
Bombonato, Maria Terezinha Siqueira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A partir de um curso com abordagem interdisciplinar contemplando as áreas: Química, Física e Ciências Biológicas, solicitou-se aos professores de Química a elaboração de Planos de Ensino, sobre o tema Equilíbrio Químico. O objetivo foi construir uma análise das representações de conteúdo (CoRe) no planejamento. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa descritiva e a análise foi realizada com base na análise de conteúdo. Inicialmente os professores apresentavam preocupação com relação à memorização dos conceitos pelos alunos. Ao final, pode-se perceber uma ligeira mudança no discurso dos professores e sua postura valoriza a compreensão dos conceitos relacionados ao conteúdo, e os conhecimentos prévios dos alunos como requisitos de aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Representação de conteúdo (CoRe), Conhecimento pedagógico do conteúdo

Como citar

Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Edição especial, p. 642-650, 2014.