Representações de conteúdo inseridos no plano de ensino de professores em formação continuada
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Autores
Prado, Kamila Ferreira
Zuliani, Sílvia Regina Quijadas Aro
Bombonato, Maria Terezinha Siqueira [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A partir de um curso com abordagem interdisciplinar contemplando as áreas: Química, Física e Ciências Biológicas, solicitou-se aos professores de Química a elaboração de Planos de Ensino, sobre o tema Equilíbrio Químico. O objetivo foi construir uma análise das representações de conteúdo (CoRe) no planejamento. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa descritiva e a análise foi realizada com base na análise de conteúdo. Inicialmente os professores apresentavam preocupação com relação à memorização dos conceitos pelos alunos. Ao final, pode-se perceber uma ligeira mudança no discurso dos professores e sua postura valoriza a compreensão dos conceitos relacionados ao conteúdo, e os conhecimentos prévios dos alunos como requisitos de aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Representação de conteúdo (CoRe), Conhecimento pedagógico do conteúdo
Como citar
Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Edição especial, p. 642-650, 2014.