Programas educativos a televisão digital ambientes propícios para a formação continuada de professores

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2014

Autores

Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura
Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo pretende trazer reflexões sobre as possibilidades da televisão digital para a formação continuada dos professores, a partir da produção e divulgação dos conteúdos formais e informais veiculados, ainda, analisar a teleducação como ferramenta de apoio à prática pedagógica interativa, envolvendo educadores, pesquisadores e demais profissionais da Educação e a formação de uma cultura digital que poderá colaborar com a formação continuada de professores, agentes fundamentais no processo educativo escolar, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Para tanto, a formação do professor responsável pelo processo educativo requer a contí- nua atualização profissional para o ensino dos conteúdos com o auxílio dos veículos midiáticos digitais, tendo nos programas educativos da Televisão Digital (TVD) um recurso voltado à “instrumentalização” desses profissionais. A TVD, por meio da disponibilidade de acesso a conteúdos extras e da interação, poderá representar um ambiente tanto para o acesso, como de troca de experiências, vivências e conhecimentos.

Descrição

Palavras-chave

Formação continuada, Televisão digital, Interação, Ensino a distância, Programas Educativos

Como citar

Doctrina EaD, v. 4, n. 3, p. 25-30, 2014.