Importância da avaliação do desempenho aquático das pessoas com deficiência inseridas em aulas de natação para iniciação do treinamento paralímpico
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Data
2014
Autores
Prado Júnior, Milton Vieira do [UNESP]
Venditti Júnior, Rubens [UNESP]
Freire, Debora Gambary [UNESP]
Martins, Laís [UNESP]
Borba, Adriano [UNESP]
Silva, Alexsandro Santos da [UNESP]
Bon, Matheus Fava [UNESP]
Alzate, Leidy Johanna
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Resumo
Este trabalho aborda a natação para a pessoa com deficiência (PCD), tendo como objetivo verificar o nível de desempenho aquático de participantes do projeto de ensino de natação adaptada. Destacamos o intuito de avaliar a perspectiva de início de um treinamento paralímpico em natação. Foram analisados 14 usuá- rios da Sorri-Bauru, vinculados a um programa de iniciação, quanto ao seu nível de desempenho na água. Verificamos que a grande maioria ainda encontra-se em fase inicial da aprendizagem dos estilos, onde a respiração e a autonomia no meio líquido ainda necessitam ser amplamente dominadas. Porém, a partir dos resultados é possível propor o início do processo de treinamento criando um vínculo entre a PCD e o professor/técnico e que sejam respeitadas as limitações e potencialidades dos participantes.
Descrição
Palavras-chave
Natação, Pessoa com deficiência, Treinamento paralímpico
Como citar
ConScientiae Saúde, v. 13, n. suplemento, p. 39-42, 2014.