Show simple item record

dc.contributor.advisorMarin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
dc.contributor.authorPessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
dc.date.accessioned2016-03-07T19:20:55Z
dc.date.available2016-03-07T19:20:55Z
dc.date.issued2015-09-24
dc.identifier.citationPESSOA, Priscila Sales Rodrigues. A organização dos espaços na educação infantil: possibilidades educativas na proposta Fazer em Cantos. 2015. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136025
dc.description.abstractThe research entitled The organization of Spaces in Children's Education: educational possibilities in the proposal Doing in corners is connected to the Post Graduation Program in Education at the Sciences and Technology of the State University Julio de Mesquita Filho FCT / UNESP, in Presidente Prudente, São Paulo State, specifically for Childhood and Education. The goal of the research is school space. It has the general goal of investigating how the organization of classroom spaces shows the educational goals, actions, success and the difficulties of teachers. Professionals show dilemma and significant experiences, regarding space organization, which deserve investigation, in the sense of qualifying the help for the children. Our study starts from the consideration of space as a curricular element, of the importance of space organization of the children Educational Institutions, that meet the necessities of the children and favor their exploring action problematizing some questions: How are organized the spaces of the Childhood Education Spaces? What are the educational goals of teachers in the space organizations and display of materials? The project is characterized as a study case, in a qualitative approach. A bibliographic research about space organization in Children Education was performed highlighting learning corners, as well as the analysis of documents of official publication by the Education Derpartment talking about the topic. The theory referential in fundamented in books by Brazilian authors. Barbosa (2011) Hom (2011 e 2004), Campos (2005), Guimarães (2009) Krammer (2009), Faria (2009)...en
dc.description.abstractA pesquisa intitulada A organização dos espaços na educação infantil: possibilidades educativas na proposta Fazer em cantos está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT/ UNESP, campus de Presidente Prudente/SP, especificamente na linha Infância e Educação. Seu objeto de pesquisa refere-se ao espaço escolar. Tem por objetivo geral investigar como a organização dos espaços da sala de referência da turma retrata as intencionalidades educativas, as ações, os acertos e as dificuldades dos professores. Os profissionais apresentam dilemas e experiências significativas, no que diz respeito à organização do espaço, os quais merecem investigação, no sentido de qualificar o atendimento às crianças. O nosso estudo parte da consideração do espaço como um elemento curricular, da relevância da organização dos espaços das instituições de Educação Infantil, que atenda às necessidades das crianças e favoreça a sua ação exploradora, problematizando algumas questões: Como os espaços das instituições de Educação Infantil são organizados? Quais as intencionalidades educativas dos professores na organização dos espaços e disposição dos materiais? O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, dentro de uma abordagem qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a organização dos espaços na Educação Infantil, com destaque para os cantos de aprendizagem, assim como se procedeu à análise documental de publicações oficiais do Ministério da Educação que versam sobre o tema. O referencial teórico está fundamentado nas obras de autores brasileiros: Barbosa (2001), Horn (2001 e 2004), Campos (2009)...pt
dc.format.extent172 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectTheachingpt
dc.titleA organização dos espaços na educação infantil: possibilidades educativas na proposta Fazer em Cantospt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
dc.identifier.aleph000859007
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/25-02-2016/000859007.pdf
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes2093765979850981
dc.identifier.orcid0000-0001-6584-3656
unesp.advisor.lattes2093765979850981
unesp.advisor.orcid0000-0001-6584-3656
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record