Tempos de barbante: declínio e revitalização da literatura de cordel. Da Primeira República à contemporaneidade

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Data

2016-01-29

Autores

Cação, Barbara Lais Falcão da Silva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A partir da década de 1960, a produção de folhetos de cordel, como vinha sendo tradicionalmente praticada, sofre um considerável declínio, embora neste mesmo período poetas como Rodolfo Coelho Cavalcante ainda estejam produzindo, existe o receio de que o cordel brasileiro possa cair no ostracismo. Para evitar o desaparecimento dessa prática, alguns poetas populares começam a dar um tratamento distinto a seus folhetos, adotando temáticas de interesse mais geral e empregando certa erudição nas suas narrativas em versos, numa tentativa de atingir um público mais amplo, como é o caso de Gonçalo Ferreira da Silva, um dos principais mentores do processo de revitalização da Literatura de Cordel. O fato é que, no fim dos anos 70 e início dos anos 80, o interesse pela literatura de folhetos aumenta, principalmente por parte dos pesquisadores e do público acadêmico, cada vez mais interessado em entender aspectos da cultura popular brasileira. Para a compreensão do processo de declínio e revitalização da Literatura de Cordel, o presente trabalho se propõe a analisar alguns folhetos anteriores e posteriores à década de 1960, observando sempre as modificações de ordem técnica, contextual e temática. O corpus desse trabalho conta principalmente com folhetos pertencentes à produção dos poetas Leandro Gomes de Barros, pertencente à Primeira República, Rodolfo Coelho Cavalcante (situado em período intermediário) e Gonçalo Ferreira da Silva, nosso contemporâneo, com pequenas inserções de outros folhetos para ilustrar o processo de modificação da Literatura de Cordel ao longo de mais de 100 anos de produção.
From 1960 the cordel leaflect production, as it was being traditionally made, suffers a considerable decline, although during this period poets like Rodolfo Coelho Cavalcante were still producing, the fear of Brazilian cordel might fall into ostracism already existed. In order to avoid the oblivion of this practice, some popular poets started to treat their leaflets differently, resorting to general interest, as well as exert slight erudition in their narratives in verse, in an attempt to reach a broader public, like Gonçalo Ferreira da Silva, one of the main mentors of the revival process of cordel literature. Surely, at the end of the 70s and at the beginning of the 80s, the interest for leaflet literature raises, especially from researchers and academic community, growing more interested in understanding the aspects of Brazilian popular culture. To understand the process of decline and revival of Cordel Literature, this paper proposes to analyze some leaflets from earlier and later 60s, always observing the modification regarding technique, context and theme. The corpus is composed mainly of leaflets belonging to the production from the poets Leandro Gomes de Barros, referring to the First Republic, Rodolfo Coelho Cavalcante (placed in-between period) and Gonçalo Ferreira da Silva, our contemporary, with small inserts of other leaflets to illustrate the process of modification of cordel literature along 100 years of production.

Descrição

Palavras-chave

Gonçalo Ferreira da Silva, Leandro Gomes de Barros, Rodolfo Coelho Cavalcante, Literatura de cordel, Declínio, Revitalização, Decline, Revival, Cordel literature

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