A qualidade da educação infantil na produção científica nacional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Messias, Amanda Caroline da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A educação infantil é caracterizada como a primeira etapa da educação básica no Brasil, que é destinada ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo um direito da criança, é um dever do Estado em ofertá-la, porém a questão acerca da oferta de uma educação de qualidade, ainda é uma questão incongruente no território brasileiro. Há documentos oficiais como Os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, caracterizado pelos próprios autores como um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil, que buscam indicar padrões para a garantia de qualidade, mesmo que de caráter mínimo, para a educação infantil. O objetivo deste trabalho é analisar e mapear dados obtidos por meio de levantamento de artigos científicos nacionais acerca da qualidade da educação infantil, artigos estes que foram selecionados a partir de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) avaliados como A1 no ano de 2014, a pesquisa analisará os artigos disponíveis apenas online que abordem a temática do estudo, com publicação no período de 2004 à 2014. Procurou-se averiguar a discussão realizada nos artigos sobre a temática do estudo, e compreender os principais aspectos relacionados à qualidade da oferta da educação segundo os artigos científicos selecionados, atentando-se para as discussões relacionadas às políticas de qualidade para a educação infantil; formação dos professores, a relação escola e pais, e a participação das crianças como forma para garantir melhor atendimento. Desta forma se evidencia poucos artigos que tratam da temática e para novos temas que emergem a serem trabalhados, para ampliar e qualificar o debate sobre uma educação infantil de real qualidade para as crianças brasileiras

Descrição

Palavras-chave

Educação pre-escolar, Avaliação educacional, Publicações cientificas - Brasil - 2004-2014, Educação de crianças, Pesquisa bibliografica, Políticas públicas, Professores - Formação

Como citar

MESSIAS, Amanda Caroline da Silva. A qualidade da educação infantil na produção científica nacional. 2015. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.