Proposta de trilha interpretativa para a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) - Rio Claro

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Data

2015

Autores

Panagassi, Ivy [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Within the current context of environmental degradation, primarily caused by unsustainable pat terns of production and consumption (AGENDA 21, 1992), the Protected Areas (PAs) are considered internationally as one of the most successful measures for the conservat ion of biodiversity, according to the Union for the Conservation of Nature (IUCN). The city of Rio Claro (Sao Paulo, Brazi l ) has a significant conservation area in both environmental aspects as historical and cultural, the State Forest 'Edmundo Navarro de Andrade' (FEENA). Beyond the conservation measures, there is a need to develop environmental education that encourages community participation and appreciation in the unit 's maintenance and protection, as well as provide moments of reflection that could conduct perceptual changes, behavioral, attitudinal and evaluative on relations between human beings and their environment . This work brings the proposal to create an interpretive trail in the area of public use of FEENA to contribute to the Unit Management Plan in order to make it an Environmental Education tool. To prepare the planning of the interpretive trail, a deep bibliographic and cartographic review was performed on the subject. It was applied questionnaires in order to know the visitors better and map the features of public visitation, as well as map the visitor preferences about how they would like to receive information on the area and expose field studies in the track site. The trail was traced taking into account the environmental and social aspects, we propose a track suspended above the ground, in order to affect as little as possible and to include the area in the context of PAs people with reduced mobility and visually impaired
Dentro do atual contexto de degradação ambiental, causado principalmente pelo padrão insustentável de produção e consumo (AGENDA 21, 1992), as Unidades de Conservação (UCs) são consideradas internacionalmente como uma das medidas de maior sucesso para a conservação da biodiversidade, segundo a União para a Conservação da Natureza ( IUCN) . A cidade de Rio Claro (São Paulo, Brasi l ) conta com uma importante Unidade de Conservação tanto em aspectos ambientais quanto histórico-culturais, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA). Além das medidas conservacionistas tem-se necessidade de desenvolver em UCs atividades de educação ambiental que estimulem a participação e valorização da comunidade na manutenção e proteção da unidade, bem como propiciar momentos de reflexão que poderão desencadear mudanças perceptivas, comportamentais, atitudinais e valorativas sobre as relações entre os seres humanos e seu entorno. Propõe-se neste trabalho criação de trilha interpretativa na área de uso público da FEENA para contribuir com o Plano de Manejo da Unidade de forma a ser uma ferramenta de Educação Ambiental. Para elaborar o planejamento da trilha interpretativa fez-se revisão bibliográfica e cartográfica sobre o tema, foram aplicados questionários com a finalidade de conhecer o público visitante e as características da visitação pública, assim como as preferências dos visitantes quanto ao recebimento de informações sobre a área e trabalhos de campo no local da trilha. A trilha foi traçada levando-se em conta os aspectos ambientais e sociais. Para tanto é proposta uma trilha suspensa em relação ao solo, com o fim de impactar o menos possível a área e de incluir no contexto das UCs pessoas de mobilidade reduzida e deficientes visuais

Descrição

Palavras-chave

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Rio Claro, SP), Educação ambiental, Trilhas, Unidades de conservação

Como citar

PANAGASSI, Ivy. Proposta de trilha interpretativa para a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) - Rio Claro. 2015. 94 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.