O processo reflexivo e a reflexão critica em alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2013

Autores

Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A partir da compreensão do curso de licenciatura como momento essencial para a forma-ção do professor como intelectual crítico, o presente estudo teve por objetivo analisar elementos do processo reflexivo de licenciandos em Ciências Biológicas, buscando-se identificar o desenvolvimento do nível crítico de reflexão. Participaram do estudo 25 alunos do último ano de um curso de licen-ciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos escritos e possibilitaram a identificação de conteúdos, de fatores desencadeadores, de implicações e de níveis de reflexão dos alunos e a presença de habilidades e atitudes necessárias ao processo reflexivo.

Descrição

Palavras-chave

Reflexão crítica, Formação de professores, Licenciatura

Como citar

Enseñanza de las Ciencias, v. extra, n. extra, p. 616, 2013.