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dc.contributor.advisorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorFukuda, Maryse Tomoko Matsuzawa [UNESP]
dc.date.accessioned2016-04-28T20:55:56Z
dc.date.available2016-04-28T20:55:56Z
dc.date.issued2016-03-07
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138143
dc.description.abstractO uso do modelo de resposta à intervenção (RTI) é um modelo necessário para assegurar que as dificuldades de aprendizagem não seja o resultado de uma instrução que não prioriza as habilidades consideradas pela literatura como preditoras para a aprendizagem da leitura e escrita em um sistema de escrita alfabético, como o português brasileiro, este modelo, pode assegurar ao professor, por meio de tutoria, a identificação precoce dos reais escolares de risco para os problemas de leitura, evitando assim, o baixo rendimento escolar e minimizando o resultado falso-positivo e falso-negativo. A presente pesquisa apresenta dois estudos: o Estudo 1 teve por objetivo elaborar um Programa de resposta à intervenção com base nas habilidades fonológicas, associado à correspondência grafema-fonema, e tutoria ao professor denominado PRIPROF-T, de forma coletiva para os escolares do 2º ano do ensino fundamental. Dessa forma, realizou-se o levantamento de programas de intervenção para serem selecionadas as estratégias necessárias. Segundo elas, efetuou-se a seleção das palavras, de acordo com o objetivo estabelecido. O Estudo 2 teve por finalidade verificar a eficácia do PRIPROF-T, elaborado no Estudo 1, em contexto escolar, por meio de tutoria e orientações às professoras quanto ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e escrita. Do Estudo 2, participaram 117 escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 7 anos e 11 meses de idade, regularmente matriculados no 2o ano do ensino fundamental, além de suas respectivas professoras. Dividiram-se os escolares em dois grupos: Grupo I (GI): 60 escolares, distribuídos em três salas de ensino regular, submetidos ao PRIPROF-T; Grupo II (GII): 57 escolares, em outras três salas de ensino regular não submetidos ao PRIPROF-T. Em situação de pré e pós-testagem, subordinaram-se todos eles à aplicação do Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura. As seis professoras responderam a um questionário nos dois momentos: pré e pós-testagem. Na etapa de intervenção, ocorreu a orientação das professoras do GI em relação à aplicação das atividades do Programa de resposta à intervenção elaborada. O GII permaneceu com as atividades escolares regulares. Na análise estatística dos resultados, utilizou-se o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon com o intuito de verificar possíveis diferenças entre os dois momentos de observação (pré e pós- testagem), considerados na avaliação de cada grupo estudado (GI e GII). O Teste de Mann- Whitney, para verificar possíveis diferenças entre tais grupos. Outros métodos foram o de Descrição das variáveis categorizadas por Grupo e a análise de Correlação de Spearman, para investigar o grau de correlação entre as variáveis. Os resultados demonstraram que os escolares do grupo GI beneficiaram-se do PRIPROF-T, denotando a sua eficácia, pois favoreceu o desenvolvimento das habilidades subjacentes à aprendizagem da leitura e da escrita. A hipótese desta pesquisa comprovou-se, uma vez que o Programa de resposta à intervenção fonológica com tutoria ao professor (PRIPROF-T) elaborado auxiliou o professor na identificação de escolares de risco para os problemas de leitura e oportunizou a sua prevenção.pt
dc.description.abstractThe use of response to intervention model (RTI), is a necessary model to assure that the difficulties of learning do not be the result of an instruction which does not prioritize the skills considered by the literature as predictors to the reading and writing learning in an alphabetic writing system, as the Brazilian Portuguese, this model, can assure to the teacher, by tutoring, the early identification of the real scholar risk to reading problems, avoiding then, the low scholar performance and minimizing the false-positive and false-negative result. The present research shows two studies: the Study I had by goal formulate an response to intervention Program with basis on phonological skills, associated to a grapheme-phoneme correspondence, and tutoring to the teacher, called PRIPROF-T, in collective way to scholars from 2nd grade of elementary education. Thus, there was a survey of intervention programs to be selected the necessary strategies. According to them, was achieved the selection of words, according to the established goal. The Study II had by goal verify the effectiveness of PRIPROF-T, elaborated in Study I, in scholar context, by tutoring mean and orientations to the teachers due to the development of skills related to reading and writing. From Study II, took part 117 scholars, from both genres, age groups from 6 to 7 years and 11 months age, regularly registered in 2nd grade of elementary education, besides the respective teachers. Got divided the scholars in two groups: Group I (GI): 60 scholars, distributed in three rooms of regular education, submitted to the PRIPROF-T; Group II (GII): 57 scholars, in other three rooms of regular education not submitted to the PRIPROF-T. In situation of pre and post- testing, subordinated all those to application of the Protocol of Early Identification of Reading Problems. The six teachers answered to a questionare in two moments: pre and post-testing. In the intervention step, occurred a guidance of the teachers from GI in relation to the application of activities from the Program of response to intervention elaborated. The GII remained with the regular scholar activities. In the statistic analysis of results, was used the Test of Signed Posts of Wilcoxon with the aim of verifying possible differences between both moments of observation (pre and post-testing), considered in evaluation of each group studied (GI and GII). The Test of Mann-Whitney, to verify possible differences between those groups. Other method was the Description of the categorized variables by Group and the analysis of Correlation of Spearman, to investigate the degree relation between the variables. The results have shown that the scholars from Group GI benefited from PRIPROF-T, denotating its effectiveness, because it favored the development of underlying skills to learning from reading and writing. The hypothesis of this research got proved, once the Program of response to intervention with basis on phonological skills, associated to a grapheme-phoneme correspondence, and tutoring to the teacher (PRIPROF-T) prepared, helped the teacher with identification of scholars with risk to reading problems and offered its prevention.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectEstudos de intervençãopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectTutoriapt
dc.subjectIntervention studiesen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTutoringen
dc.titleModelo de Resposta à Intervenção (RTI) para desenvolvimento das habilidades fonológicas com tutoria instrucional em contexto escolar: elaboração e controle de eficáciapt
dc.title.alternativeResponse to Intervention (RTI) model for development of phonological skills with instructional tutoring in educational context: elaboration and effectiveness controlen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaPsicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humanopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000869785
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9057316530389548
unesp.author.lattes9057316530389548
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