O Sistema ideológico do agronegócio: o poder do discurso e o discurso pelo poder

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Data

2015-06-12

Autores

Silva Júnior, Roberto Aparecido Mancuzo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The discursive practice of agribusiness, from formations and embodiments that are contained in business journalistic instances and also from the impress, turns out to be much more than a mere exhibition in the public opinion. It is a need to support not only the complex by itself, but also the conscious use of the information on behalf of the creation and maintenance of a hegemonic identity in relations of power abuse that are present within the historic transformation in the country and in the contemporary society. Starting from a historical-materialist dialectic approach and based on literature review and additional statistical data, researches and documentary content analysis of textual and imagery material presented in journalism vehicles in units that the object it was worked, the hypothesis is that the discourse perpetrated by companies and capitalists rural organizations, it reproduced sometimes by intellectuals, researchers, government and academia, not only built tangible and intangible territories, but it materializes as a necessary and abusive power system on the production options in the country. It is also hoped, by insertion of this debate in the Agrarian discussion and the critical study conducted, to qualify the counter-discourse of socio-territorial movements that comes with the conflicts generated in the territorial disputes and immaterial units of resistance, symbolic of an alternative understanding necessary not only to fight with the violence imposed by the economic and social condition, but to establish as a tool that fill the role of a society to be organized and emancipated
A prática discursiva do agronegócio, a partir de formações e materializações contidas em meios jornalísticos empresariais próprios e da imprensa, revela ser muito mais do que uma mera exposição junto à opinião pública. Trata-se do uso consciente da informação em nome da criação e manutenção de uma identidade hegemônica nas relações de abuso de poder presentes no âmbito das transformações históricas ocorridas no campo e na sociedade contemporânea. Partindo de uma abordagem materialista histórica-dialética e baseado em pesquisa bibliográfica, dados complementares e estatísticos, pesquisas de campo e análise de conteúdo documental do material textual e imagético apresentado em veículos jornalísticos empresariais de unidades representativas do objeto citado trabalha-se a hipótese de que o discurso perpetrado pelas empresas e organizações capitalistas do campo, reproduzido vezes mais por intelectuais, pesquisadores, governo e academia, não só constrói territórios materiais e imateriais, mas materializa-se como um sistema de poder necessário e abusivo diante das opções de produção no campo. Espera-se ainda, por inserção deste debate na Questão Agrária e pelo estudo crítico do discurso realizado, qualificar o contradiscurso dos movimentos socioterritoriais que surge em meio aos conflitos gerados nas disputas territoriais como unidades imateriais de resistência, simbólicas de um entendimento alternativo necessário não só para enfrentar a violência imposta pela condição econômica e social em questão, mas para se estabelecer como ferramenta que abasteça o protagonismo de uma sociedade que pretenda se organizar e se emancipar

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Agroindústria, Agricultura e Estado, Geografia agrícola, Imprensa, Geography

Como citar

SILVA JÚNIOR, Roberto Aparecido Mancuzo. O Sistema ideológico do agronegócio: o poder do discurso e o discurso pelo poder. 2015. 202 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.