O desenvolvimento de capacidades de linguagem para a formação de leitores em língua inglesa: uma análise dos Cadernos do ensino médio da rede pública de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-08-11

Autores

Borges, Letícia Fonseca [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Curricular Proposal of the State of São Paulo was created to intertwine teaching over its public schools and it aims primarily to develop students' reading and writing competences through the concepts and the activities presented on the Cadernos do Professor and Cadernos do Aluno (teacher's and students' books, respectively). The subject Língua Inglesa (English language) throughout High School, according to the document, focuses on teaching foreign language in order to contribute to citizenship and to the promotion of critical reflection through authentic texts and social practices, which characterize literacy orientation (SÃO PAULO, 2011). This study firstly aims at analyzing language and reading concepts presented in the Curricular Proposal, the Modern Language Curriculum and the Cadernos do Professor, based on the theoretical and methodological frame of sociodiscursive interactionism (SDI), whose central thesis is studying the importance of language to human constitution and development by means of epistemic (knowing) and praxeological (acting) capacities (BRONCKART, 2006). After defining language and reading concepts on these documents, this study secondly aims at analyzing the activities in the Cadernos do Aluno using a framework elaborated based on Labella-Sanchez (2007) and Mascanhi (2013) in order to analyze reading didactic materials through the development of language capacities, that is, action, discursive and linguistic-discursive. These two objectives collaborate to research on SDI reading and the interrelation with foreign language literacy (Kern, 2000, Schlatter, 2009), since both understand texts as concrete language manifestations and their teaching as a way of providing access to several authentic social practices. Data analysis reveals that the Curricular Proposal turns to the formation of readers; however, although it claims to provide access to authentic practices and the awareness of the texts production ...
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo, criada a fim de unificar o ensino da rede pública, materializa-se por meio dos Cadernos do Professor e dos Cadernos do Aluno e apresenta, como um de seus principais objetivos, o desenvolvimento das competências leitora e escritora. A disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio, segundo o documento, objetiva um ensino de língua de modo a contribuir para a formação cidadã e a promoção da reflexão crítica por meio de textos e práticas sociais autênticas, características de uma orientação voltada para o letramento (SÃO PAULO, 2011). Tomando como objeto de estudo esses documentos, a presente pesquisa visa, primeiramente, a analisar as concepções de linguagem e leitura da Proposta Curricular, do Currículo de Língua Inglesa e dos Cadernos do Professor do Ensino Médio tomando como pressuposto teórico-metodológico o interacionismo sociodiscursivo (ISD), cuja tese central é a análise da importância da linguagem para a constituição e desenvolvimento humano por meio das capacidades epistêmicas e praxeológicas, das ordens do saber e do agir, respectivamente (BRONCKART, 2006). Definidas as concepções de linguagem e leitura presentes nos documentos, a pesquisa objetiva, em segundo lugar, analisar as atividades propostas nos Cadernos do Aluno, adotando como metodologia um quadro de análise de materiais didáticos voltados para o ensino de leitura via desenvolvimento de capacidades de linguagem, sendo elas a capacidade de ação, discursiva e linguístico-discursiva, elaborado a partir de Labella-Sanchez (2007) e Mascanhi (2013). Esses dois objetivos colaboram com as pesquisas em leitura no ISD e as interrelações com os estudos do letramento em língua estrangeira, conforme Kern, (2000) e Schlatter (2009), tendo em vista que ambas entendem os textos como manifestações concretas da linguagem e o seu ensino possibilita o acesso às mais diversas práticas sociais autênticas...

Descrição

Palavras-chave

Linguistica aplicada, Língua inglesa - Estudo e ensino, Material didático - São Paulo (Estado), Comunicação em língua estrangeira, Competencia e desempenho (Linguistica), Leitura, Applied linguistics

Como citar

BORGES, Letícia Fonseca. O desenvolvimento de capacidades de linguagem para a formação de leitores em língua inglesa: uma análise dos Cadernos do ensino médio da rede pública de São Paulo. 2015. 290f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.