A representação social da infância veiculada no desenho animado Hora de aventura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-10-15

Autores

Silva, Bruna Tairine [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study, enrolled in the line of research Practices and Formative Processes in Education, had as main objective to identify and analyze the social representations explained in the TV cartoon Adventure Time about childhood and the specific objectives: to identify and analyze the preference of children on the TV cartoon; identify and analyze the social representation of childhood present in the television cartoon. The research has a qualitative approach with descriptive and explanatory design and for the effectiveness of data collection and this research, we used two instruments: a survey of 177 children, 30 children from a private school in the municipality of Diadema / SP and 147 children from a public school in São Bernardo Campo / SP in order to select which cartoon that prevailed in the preference of children and recording of children's programming selected for two months. Data analysis was based on content analysis. In seeking to identify the social representation of the cartoon about childhood, it is clear that he bears the image of a childhood that works with the ethical and moral issues, dealing with opposing values (good and evil), with feelings of friendship and love, facing conflicts without losing the fun and curiosity, as characteristics of children have a childhood marked by the multiplicity of cultures, concepts and core values to the process of learning and training. With this study, we intend to show the importance of researching the presence of the media on a day-to-day life of children, since they are present in all the places they frequent and can also be seen as a rich element for learning...
A presente pesquisa, inscrita na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, teve por objetivo geral identificar e analisar as representações sociais explicitada no desenho animado televisivo Hora de Aventura, sobre infância e os objetivos específicos: identificar e analisar a preferência das crianças sobre o desenho animado televisivo; identificar e analisar a representação social de infância presente no desenho animado televisivo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com delineamento descritivoexplicativo e para a efetivação da coleta de dados e realização desta pesquisa, fizemos uso de dois instrumentos: a pesquisa com 177 crianças, sendo 30 crianças de uma escola privada do munícipio de Diadema/SP e 147 crianças de uma escola municipal do município de São Bernardo Campo/SP, a fim de selecionar qual o desenho animado que prevalecia na preferência das crianças e a gravação da programação infantil selecionada por dois meses. A análise dos dados fundamentou-se na análise de conteúdo. Ao buscar identificar a representação social do desenho animado sobre a infância, percebe-se que ele traz a imagem de uma infância que trabalha com as questões éticas e morais, lida com valores opostos (bem e mal), com sentimentos de amizade e amor, enfrentando conflitos sem perder a diversão e a curiosidade, como características próprias das crianças que possuem uma infância marcada pela multiplicidade de culturas, conceitos e valores essenciais ao processo de aprendizagem e de formação. Com esse estudo, pretendemos mostrar a importância de se pesquisar a presença das mídias no dia-a-dia das crianças, uma vez que estão presentes em todos os lugares que elas frequentam e podem também ser vistas como um elemento rico para a aprendizagem...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Ensino, Mídia digital, Desenho animado, Representações sociais, Infância, Theaching

Como citar

SILVA, Bruna Tairine. A representação social da infância veiculada no desenho animado Hora de aventura. 2016. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.