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dc.contributor.advisorCaporalli Filho, Angelo [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Luís Felipe Santos [UNESP]
dc.date.accessioned2016-06-07T17:11:19Z
dc.date.available2016-06-07T17:11:19Z
dc.date.issued2016-01-12
dc.identifier.citationSILVA, Luís Felipe Santos. Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139261
dc.description.abstractThe search for mechanical components validation methods, employed in product development sector, becomes more avid for less expensive solutions. As a result, programs that can simulate forces acting on a given part through finite element method are gaining more space in the market, once this process consumes less capital when compared to currently-employed empirical validation. This article shows the simulation of an off-road prototype suspension through such technique, using ground excitation history coming from field measurements and also by making use of a specific tool for obtaining dynamic loads from the model in question. The results shown at the end is key for future enhancements aiming mass reduction, for example, that may be executed on the prototype suspension system discussed hereen
dc.description.abstractA busca por métodos de validação de componentes mecânicos, empregados no setor de desenvolvimento de produtos, mostra-se cada vez mais ávida por soluções mais baratas. Com isso, os programas capazes de simular os esforços atuantes em determinada peça através do método de elementos finitos ganham cada vez mais espaço no mercado, uma vez que tal processo é consumidor de menos capital quando comparado às validações empíricas atualmente empregadas. O presente artigo mostrará a simulação de um conjunto de suspensão de um protótipo off-road através de tal técnica, utilizando um histórico de excitações realizado após mensurações em campo e também fazendo uso de uma ferramenta específica para obtenção de cargas dinâmicas do modelo em questão. O resultado mostrado ao final é fundamental para futuras otimizações, visando redução de massa, por exemplo, que podem vir a ser executadas no sistema de suspensão do protótipo aqui discutidopt
dc.format.extent78 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectAutomoveis - Projetos e construçãopt
dc.subjectAutomoveis - Molas e suspensãopt
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt
dc.subjectFinite element methodpt
dc.titleSimulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
dc.identifier.aleph000865424
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf
dc.identifier.lattes0512264136828789
unesp.undergraduateEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.author.lattes0512264136828789
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