Show simple item record

dc.contributor.advisorRossi, Fernanda [UNESP]
dc.contributor.authorVenturini, Daniela Mazzini [UNESP]
dc.date.accessioned2016-06-07T17:11:23Z
dc.date.available2016-06-07T17:11:23Z
dc.date.issued2016-01-20
dc.identifier.citationVENTURINI, Daniela Mazzini. A importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139273
dc.description.abstractThe play and playfulness as well as school subjects are ways that the teacher has in the classroom to mediate the relationship between knowledge and the students, providing an easier and more enjoyable learning. This paper aims to analyze how teachers in the early years of primary education, the areas of Physical Education, Education, Art and English, assesses the importance of playfulness at school, define concepts such as the playful, playing, their importance for the learning and social life. Field research through interviews with nine teachers was conducted, six Educationalists teachers, an art professor, an English and physical education teacher. The results indicated that most of these teachers mediates learning through playfulness that children have better learning when the pedagogical work occurs through play, and feel more motivated to attend school. Participants have the idea that playfulness is the play and the play and say the school should value the playful, and need support from the school staff and the community. In conclusion, the playful should be part of everyday school life and more than a teaching strategy, should be valued in the integral formation of the individualen
dc.description.abstractO brincar e o lúdico, além de conteúdos escolares, são formas que o professor dispõe em aula para mediar à relação entre os saberes e os educandos, proporcionando uma aprendizagem mais fácil e prazerosa. O presente trabalho tem como objetivo analisar como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das áreas de Educação Física, Pedagogia, Arte e Inglês, avaliam a importância da ludicidade na escola, definem conceitos como o lúdico, o brincar, a importância deles para a aprendizagem e para a vida social. Foi realizada uma pesquisa de campo mediante entrevista com nove professores, sendo seis professoras Pedagogas, uma professora de Arte, uma de Inglês e um professor de Educação Física. Os resultados obtidos indicaram que a maioria desses professores media a aprendizagem por meio da ludicidade, que as crianças apresentam melhor aprendizado quando o trabalho pedagógico ocorre de forma lúdica, além de se sentirem mais motivadas a frequentar a escola. Os participantes apresentam a concepção de que ludicidade é o brincar e o jogar e afirmam que a escola deveria valorizar o lúdico, sendo que necessitam de apoio por parte da equipe escolar e da comunidade. Conclui-se que o lúdico deve fazer parte do cotidiano escolar e mais que uma estratégia de ensino, deve ser valorizado na formação integral do indivíduopt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectBrincadeiraspt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEducação popularpt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectPlaypt
dc.titleA importância da ludicidade na escola na perspectiva de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000863473
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-04-11/000863473.pdf
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record