Matemática e estatística aplicadas a gestão da qualidadade nos cursos de Engenharia de Produção no Brasil: um contraponto entre a formação e o mercado de trabalho

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Data

2016-04-25

Autores

Silva, Valdir Carlos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho se constitui pela relação de entendimento dos processos de qualidade no decorrer do tempo, e do ensino e aprendizagem na formação inicial do Engenheiro de Produção no Brasil. Por meio de uma pesquisa com ex-alunos, analisamos o seu grau de satisfação para verificar a relação de ensino e aprendizagem recebido na sua formação inicial, e também, foram pesquisados os gestores industriais, que avaliaram as habilidades e competências, mínimas, oriundas da formação do Engenheiro de Produção, de forma que estes novos profissionais pudessem desenvolver inicialmente suas atividades. “Uma questão norteadora seria a avaliação de quais os possíveis papeis das Instituições de Ensino Superior na atualidade? ”. Analisamos também alguns casos de certificação, validação, calibração e controle de processos para compreender quais as matemáticas utilizadas, o grau de especificidade e em quais períodos essas matemáticas estão inseridas no sistema educacional.

Descrição

Palavras-chave

Formação Inicial, Matemática aplicada, Engenharia de Produção, Controle de qualidade, Controle de processos, Initial formation, Mathematics applied, Production Engineer, Quality control, Controlling process

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